Pular para o conteúdo principal

CAPITÃO AZEVEDO, DO DEM, FECHARÁ COM WAGNER (SÓ DEPENDE DO GALEGO!)

Pimenta na Muqueca

Azevedo e Wagner: aliança costurada de olho em outubro (Foto Pimenta).

O prefeito Capitão Azevedo (DEM) começa a se definir, politicamente, com vistas às eleições de 2010. Em instantes, o prefeito de Itabuna anuncia o seu apoio à eleição de Luiz Argôlo (PP) a deputado federal em um almoço no restaurante Sabor Caipira, no Jardim Vitória.

Azevedo e a sua coordenação política deixam claro que dependerá exclusivamente da execução das ações prometidas pelo governo baiano no município para que seja fechada aliança pela reeleição de Jaques Wagner (PT).

As condicionantes são a construção da barragem no Rio Colônia, em Itapé, e a duplicação da BR-415, no trecho Ferradas-Nova Itabuna. Estas foram duas promessas do governador quando esteve em Itabuna no dia 16 de dezembro (confira aqui). Azevedo é do DEM, que tem Paulo Souto como pré-candidato a governador.

A barragem resolveria um problema crônico de Itabuna, a falta d´água. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 70 milhões, sendo R$ 36 milhões do Estado e o restante do Governo Federal contando com uma contrapartida do município.

A barragem nas dimensões pretendidas pelo governo baiano solucionaria a falta d´água pelos próximos 50 anos. É tida como a obra mais cara e de maior vulto já feita no município. A cidade vive em racionamento de água desde o dia 26 de dezembro. A reurbanização do acesso a Itabuna pela BR-415 também é vendida pelo governo municipal como importante no pacote.

Pinheiro é o padrinho da possível aliança.

Pinheiro é o 'padrinho' da virtual aliança.

De acordo com o apurado pelo Pimenta, as articulações para que Azevedo feche pela reeleição de Wagner são comandadas pelo secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, e o deputado estadual Luiz Argôlo (PP). Pinheiro é, como se diz na política, o padrinho das negociações.

A ida para a base governista é vista com bons olhos pelo super-secretário municipal de Administração, Gilson Nascimento. Quando da visita de Wagner a Itabuna, em dezembro, Gilson disse que as obras prometidas facilitavam o apoio à reeleição do petista, tido como o prefeito de fato. As conversas avançaram nos últimos dias.

Azevedo não quer ficar apenas nestas duas obras. As negociações com o padrinho Walter Pinheiro sinalizam também para mais obras em áreas vitais, além de soluções para a problemática área da saúde.

LULA EM ITABUNA

As articulações avançaram tanto que os dois lados até planejam uma data especial para a ‘troca de alianças’. As informações vindas do Palácio de Ondina dão conta de que o ‘casamento’ ocorrerá na possível vinda do presidente Lula a Itabuna, para inauguração das obras do Gasoduto Cacimbas-Catu (Gascac), em março. O secretário Walter Pinheiro e o governador Jaques Wagner estariam operando pela vinda do presidente.

PostCategoryIcon Postado em Pimenta na Muqueca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão