Encontro começa com comparação Lula x FHC







José Eduardo Dutra e Dilma Rousseff

As soluções adotadas pelo governo para contornar os efeitos no Brasil da crise financeira internacional mostraram o quanto é balela essa história dos tucanos e da oposição, de que as gestões Lula notadamente nas áreas econômica e social são continuidade das de seu antecessor tucano Fernando Henrique Cardoso.

Com ênfase nessa questão, a pré-candidata do PT, do presidente Lula e aliados ao Palácio do Planalto, ministra Dilma Rousseff e o futuro presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, abriram o 4º Congresso Nacional petista no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.

Dilma destacou que o governo Lula, na verdade, constituiu-se em uma ruptura com o do antecessor, na medida em que combateu a visão histórica de nossas elites e promoveu o desenvolvimento com distribuição de renda, uma política que permeou essa administração mesmo nas medidas adotadas para superar a crise econômica.

Dutra lembrou que uma prova disso é que o presidente Lula conta com o apoio de mais de 80% da população e índices praticamente iguais de aprovação a seu governo. O reconhecimento dos brasileiros, inclusive da diferença entre os governos Lula x FHC é que as mesmas pesquisas mostram que 50% deles não votarão em candidato indicado ou apoiado pelo ex-presidente da República.

Privatizações envergonhadas

"Vamos continuar no caminho das mudanças até levar a cada canto e recanto desse país a mensagem que carregamos nesses últimos 30 anos de transformação e de esperança", prometeu Dilma que, em seu pronunciamento, historiou as principais realizações dos dois governos Lula.

Dilma também deu ênfase às preocupações sociais que nortearão o próximo governo tais como educação, as escolas técnicas, creches e políticas voltadas para os jovens e crianças - já empreendidas e que serão ainda mais implementadas.

Em seu discurso na abertura do encontro, Dutra destacou a importância que tiveram as instituições financeiras públicas - BNDES, CEF, BB, BNB e BASA - e estatais como a Petrobras e outras, nesse esforço de desenvolvimento com justiça social empreendido pelos dois governos Lula, principalmente para que o crescimento se desse com distribuição de renda.

O novo dirigente petista lembrou, ainda, que governos anteriores tentaram transformar a Petrobras em Petrobrax, na tentativa de privatizá-la, numa política que hoje envergonha os tucanos e que seus candidatos, evidentemente, não defendem publicamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão