Estrada que liga Carinhanha até Mambaí, no estado de Goiás sera pevimentada

Luta do ex-Deputado Federal Vasco Neto torna-se realidade (BR-030 - Maraú-Brasilia)


01/02/2010 - Por: uol



Com a expectativa de lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) já no mês de fevereiro, pelo Governo Federal, secretários estaduais buscam novos investimentos para a Bahia.

Walter Pinheiro, do Planejamento e João Leão, de Infraestrutura, debateram nesta quinta-feira (28) com o ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, sobre mais investimentos nas áreas de infraestrutura e logística na Bahia.

De acordo com o ministro, o PAC II vai priorizar grandes obras e projetos estruturantes que completem as ações do PAC I e que não foram concluídas. "O foco do PAC II será equacionar as interferências urbanas".

"Ele vai buscar o desenvolvimento local e regional, ampliar o tamanho e a capacidade atual da malha de transportes, inclusive o de passageiros, com o trem de alta velocidade", destaca Passos.

Pinheiro aponta alguns dos pleitos prioritários. “No modal ferroviário propomos o contorno de Cachoeira / São Félix, a construção da variante entre Camaçari e Aratu, e a construção de um ramal ligando São Gonçalo a Feira de Santana”.

Uma excelente notícia para os baianos é a intenção do ministro Paulo Sérgio Passos de acelerar a construção da Ferrovia Leste-Oeste. A proposta é ir além do cronograma definido.

Hoje, ele prevê como etapas iniciais os trechos Ilhéus/Caetité e Caetité/Barreiras. "Com o PAC II, pretendemos chegar até Figueirópolis (TO), para que a Oeste-Leste recepcione a carga da Ferrovia Norte-Sul".

No modal rodoviário, as prioridades são duplicar a BR-101 de Itabuna até o entroncamento com a BR-418, a construção do trecho da BR-242 de Castro Alves a São Felipe e concluir a Ponte do Funil.

Além disso, os secretários pleiteiam o melhoramento e pavimentação da BR-235 e a complementação e pavimentação da BR-030, de Carinhanha até Mambaí, no estado de Goiás.

"Além da BR 030 ser um suporte à ferrovia Oeste-Leste, o turista de Brasília passa a economizar tempo para alcançar o litoral baiano", afirma João Leão. Outro tema debatido foi o Sistema Viário Oeste.

Ele engloba, entre outras obras, a ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica. Quanto ao modal hidroviário, os secretários propuseram a dragagem e derrocamento de alguns trechos da hidrovia do São Francisco.

Fonte:Iguanambi

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