Meio Ambiente

Novo galpão do Recicla Conquista já está sendo construído




Notícia Postada em 09/02/2010 as 00:00 hs
por: Secom - PMVC

Versão para impressão
Imprimir

Tamanho do Texto:
A A A





O terreno onde está sendo construído o galpão foi doado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista





http://www.pmvc.ba.gov.br/v1/images/editor/images/r(1).jpgEm breve, a cooperativa Recicla Conquista vai ganhar mais um galpão. O espaço está sendo construído no bairro Henriqueta Prates e vai abrigar uma estrutura completa para facilitar o trabalho dos catadores.

Além do galpão, para onde serão encaminhados os materiais arrecadados na coleta seletiva, o local terá um refeitório completo, vestiários, a sede administrativa e o auditório para realização de assembléias mensais da cooperativa e para as aulas de alfabetização dos catadores.

O galpão foi financiado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social /BNDES, que destinou
http://www.pmvc.ba.gov.br/v1/images/editor/images/DSC_7813.jpgcerca de 917 mil reais para estruturação da cooperativa. Além do galpão, que vai custar 500 mil reais, os recursos foram empregados na compra de um caminhão, de equipamentos como esteira para triagem do material, triturador de papel, prensas hidráulicas, e também equipamentos de segurança.

O terreno onde está sendo construído o galpão foi doado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista que, desde a fundação da cooperativa, presta apoio aos cooperados. “Antes da construção do galpão que funciona no aterro sanitário, a Prefeitura pagava o aluguel de um galpão na Avenida Juraci Magalhães; hoje a Prefeitura está arcando com o custo do transporte dos catadores e cedendo espaço para a sede administrativa da cooperativa, que funciona na Agência de Desenvolvimento; além disso, a Prefeitura apóia e dá suporte à organização dos catadores”, destacou o coordenador de Economia Empresarial Hélio Ribeiro.
http://www.pmvc.ba.gov.br/v1/images/editor/images/DSC_7809.jpg
Para o representante da Ong Pangéia e coordenador local do Recicla Conquista, Reginaldo Lopes, a construção do galpão vai trazer muitos benefícios para a
http://www.pmvc.ba.gov.br/v1/images/editor/images/h(7).jpgcooperativa. “A construção do galpão vai facilitar muito o trabalho dos catadores, que terão melhores condições de trabalho. Com esta parceria entre a Prefeitura, a Ong Pangéia e a associação de catadores, cada vez mais a cooperativa está conseguindo se firmar como uma organização sustentável financeiramente e ambientalmente”.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento, Marcos Andrade, lembrou que “o Recicla foi gestado a partir da estrutura de governo da Prefeitura Municipal e nós estamos atuando na perspectiva de que a cooperativa vá trabalhando com suas próprias pernas. Esperamos que este trabalho de reciclagem evolua na perspectiva de gerar mais emprego e renda e também de proteção do meio ambiente porque quanto mais se renova, menos vamos tirar da natureza”.

Ouça a entrevista com o presidente da cooperativa Recicla Conquista ao programa Conquista Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão