SAÚDE EM MOVIMENTO INICIA ATENDIMENTO EM GANDU NESTA QUINTA-FEIRA

Revolução silenciosa na saúde

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza no município de Gandu a 5ª etapa da Estratégia Saúde em Movimento. Para comemorar a chegada da Saúde em Movimento à cidade, a prefeitura de Gandu vai promover, nesta quinta-feira (18/2), às 16h, uma carreata que sairá da praça Simões Filho, percorrerá as principais ruas da cidade, retornando ao local de partida. O evento contará com as presenças do secretário adjunto da Saúde, Amauri Teixeira, do superintende da Atenção à Saúde, Alfredo Boa Sorte, da prefeita de Gandu, Irismar Souza, diversas lideranças políticas da região, representantes dos movimentos e da sociedade civil. O atendimento médico da Saúde em movimento em Gandu terá início em 19 de fevereiro e encerramento previsto para 8 de março.

Depois de atender a população dos municípios de Mortugaba, Caetité, Ituaçu e Itapetinga, pertencentes à região Sudoeste do Estado, a estratégia Saúde em Movimento chega a região Sul. De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Almeida, esta etapa será a maior já realizada pela Saúde em Movimento, "montamos uma estrutura que vai nos permitir disponibilizar 2 mil atendimentos por dia, desta forma, devemos finalizar a etapa de Gandu com aproximadamente 36 mil pessoas atendidas em toda a região do Baixo Sul.

A coordenadora também informou que a Saúde em Movimento é uma estratégia que tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. No atendimento oftalmológico estão incluídos 59 procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias. Para se ter ideia do que isso representa, nas quatro etapas anteriores, a Saúde em Movimento realizou 59.990 consultas oftalmológicas e 15.139 cirurgias, entre catarata e pterígios, além de exames diagnósticos.

Em Gandu, para o atendimento à população, a equipe da Estratégia Saúde em Movimento terá 130 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de sala e pessoal de apoio. O corpo clínico é formado por oftalmologistas experientes, oriundos de vários estados brasileiros, a exemplo da Bahia, São Paulo e Pernambuco.

O atendimento da Saúde em movimento será realizado no Hospital da Mulher, unidade hospitalar que estava abandonada, mas a prefeitura investiu na reforma e na adequação do hospital, especialmente para acolher a Saúde em Movimento. Além disto, o município colocará à disposição vários profissionais para prestar todo o suporte logístico necessário, um reforço importante e fundamental para o bom andamento da ação.

O agendamento para quem tiver problemas de vista e quiser ser atendido pela equipe da Saúde em Movimento, poderá ser feito gratuitamente pelo Sesab Atende, um serviço especialmente disponibilizado pela Secretaria da Saúde do Estado para o agendamento de consultas e informações. O número do Sesab Atende é 0800 724 6565. Para os alunos matriculados no Programa Todos Pela Alfabetização - TOPA, o acesso será disponibilizado através da Secretaria Estadual da Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão