Número de mortos em acidentes de trânsito sobe 24%

 

Foto: Google

O número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil subiu 24% nos últimos oito anos, de 32.753 registrados em 2002 para 40.160 em 2010, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. "Os números revelam que o País vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no comunicado. Em São Paulo, o número de mortes totalizou 7.160.

 

De acordo com o ministro, o Brasil é o quinto país com mais número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. O estudo cita como causas do crescimento das mortes tanto o consumo de álcool como o aumento do número de motocicletas. O relatório foi divulgado um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar um crime dirigir alcoolizado, mesmo que nenhum crime seja provocado.

"Este é um grande avanço e certamente vai contribuir para a redução das tristes estatísticas no trânsito", afirmou Padilha. Um quarto das mortes em acidentes no ano passado envolveu uma moto. Enquanto o número de vítimas por acidentes aumentou em 24% em oito anos, o provocado por motos triplicou no mesmo período, passando de 3.744 em 2002 para 10.143 em 2010.

Além do elevado número de mortes, os acidentes do ano passado provocaram o registro de 145 mil feridos em hospitais do sistema público, o que custou R$ 190 milhões ao Estado. O número de hospitalizações em 2010 por acidentes foi 15% maior que em 2009.

Fonte: Terra/Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão