Ato de abertura do Seminário do PCdoB lota auditório da Unip


Portal Vermelho


Bastante representativo, com a participação de quase 600 pessoas, oriundas de todos os estados brasileiros, o Seminário: “Balanço de uma década de governo democrático e as bases de uma nova arrancada para o desenvolvimento” teve início na manhã deste sábado (4) no auditório da Universidade Paulista (Unip) – Vergueiro, na capital paulista.

Por Eliz Brandão, da Redação do Vermelho


Abertura Seminário - Público
Cerca de 600 pessoas compareceram na abertura do seminário 
O presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, proferiu as palavras de abertura do encontro ao lado do presidente da Fundação Mauricio Grabois, Adalberto Monteiro. Segundo Rabelo, a expectativa é que o Seminário atinja um grau de maturidade dos temários do 13º Congresso Nacional do Partido que ocorrerá no início de novembro deste ano. 


A finalidade do seminário é de abrir o debate e colaborar na composição e reflexão na análise multilateral dos dez anos dos governos democráticos, e os caminhos para um novo projeto nacional de desenvolvimento. O seminário também debaterá o atual estágio da crise sistêmica e o redesenho geopolítico gerado a partir dela e suas relações com a nova luta pelo socialismo.

“A realização destes seminários têm sido uma experiência importante, porque o realizamos no processo do congresso, ampliamos o debate do congresso, com participação de pessoas versadas sobre as questões apontadas e isso ajuda na elaboração também dos temas que serão apresentados pelo Comitê Central, além do mais, temas polêmicos que precisam ser mais compreendidos e para isso, há também estudiosos fora do partido. “Existem tendências, correntes que chamo de ‘um pensamento avançado’ que vai contribuir com o nosso congresso. Para que o partido, em última instância, atinja o alvo pretendido”.

Seguindo o processo congressual, os estados agora vão poder promover outros debates, um debate mais produtivo e dirigido, segundo o dirigente nacional. “Agora nossos quadros sairão do seminário com certas ideias, e isso vai contribuir com o próprio debate e também com o próprio Congresso”, salientou o presidente nacional.

Mesas de debate
A primeira mesa de debates tratou dos seguintes temas: Democracia, Soberania Nacional e IntegraçãoLatino-Americana, e foi mediada pela vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, com a participação dos debatedores: Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; Senador Inácio Arruda e o embaixador, Samuel Pinheiro Guimarães. 
 
A segunda mesa ocorrerá na tarde deste sábado e promove o debate sobre Desenvolvimento e Progresso Social com a participação de Luiz Carlos Bresser-Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV); Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo; Nivaldo Santana, secretário nacional sindical do PCdoB; deputada federal, Luciana Santos, vice-presidenta do PCdoB; sob a coordenação do economista Dilermano Toni.

O domingo (5) ainda contará com duas mesas que discutiram os seguintes temas: a base de realizações e lições do decênio, e ainda o balanço e tendências da crise capitalista, da geopolítica e da nova luta pelo socialismo.

..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão