Criação da Universidade do Oeste da Bahia é aprovada no Senado

Portal Vermelho



O Senador Federal aprovou, na última terça-feira (28/5), o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com sede no município de Barreiras. A proposta segue, agora, para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.


A votação do projeto aconteceu direto no plenário do Senado, a partir de um pedido de urgência feito pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), que mobilizou a Casa em prol do projeto. Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto chegou ao Senado no dia 17 de abril.

A sessão, que aconteceu durante a noite, foi acompanhada, de Salvador, pela deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB), representante da região Oeste na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). A comunista, que atuou na defesa da criação da instituição, comemorou o resultado.

“É uma notícia muito positiva pra nós, uma vitória, e representa um avanço muito grande. Eu participei de todo esse processo e estou feliz por essa conquista. A ampliação da universidade vai, com certeza, transformar a região e consolida o desenvolvimento do Oeste”, afirmou Kelly.

Com a sanção presidencial, a instituição se desmembra da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e terá quatro campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Barra e Luís Eduardo Magalhães. Serão oferecidos 35 cursos de graduação a, aproximadamente, 8 mil estudantes da região.

Para criação da UFOB, serão necessários 765 novos cargos públicos efetivos, além de outros postos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.

A previsão do senador Pinheiro é de que as atividades da nova universidade iniciem já no próximo ano.


De Salvador,
Erikson Walla


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão