Dez mil famílias com cisternas na Bahia



Ação da Codevasf contemplou região do semiárido

DO BAHIA TODO DIA | 10/05/13| 08h37 

Até a primeira semana de maio, cerca de dez mil famílias do semiárido baiano foram contempladas com cisternas de consumo humano de água. O balanço é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela ação que integra o programa Água para Todos, do governo federal. 

Os municípios beneficiados são Barra, Boquira, Caetité, Ibotirama, Macaúbas, Riacho de Santana, Chorrochó, Morro do Chapéu, Santa Brígida, Uauá e Umburanas. Segundo a empresa, cada reservatório armazena 16 mil litros de água, podendo suprir as necessidades básicas de uma família por até seis meses.

Só na Bahia, desde 2012, a Codevasf implantou 10.112 reservatórios em 11 municípios afetados pela seca.“As cisternas são parte do conjunto que está se formando para a promoção da sustentabilidade hídrica no semiárido”, afirmou o superintende da Companhia em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Gusmão, lembrando que outras ações em andamento são a construção de barreiros e poços, além da limpeza de açudes e os projetos desenvolvidos em parceria com o governo local. 

A Codevasf pretende instalar mais 101.317 reservatórios, entre 2013 e 2014, em Alagoas, Minas Gerais, Piauí, Ceará e Bahia, onde serão implantadas 38.252 cisternas em 54 municípios da região semiárida e áreas vizinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão