Mulheres iniciam preparação do 13º Congresso do PCdoB na Bahia


Portal Vermelho


Mulheres do PCdoB-Bahia se reuniram durante todo o sábado (18/5) para iniciar a preparação do 13º Congresso Nacional do PCdoB que tem como tema o balanço de uma década de governos democráticos no Brasil. Com o tema Emancipação das Mulheres: Protagonismo nos espaços de poder e decisão, o III Encontro Estadual de Mulheres contou com quase 250 mulheres de mais de 30 municípios baianos.


 

Realizado no Sindicato dos Comerciários de Salvador, a abertura do encontro foi feita pela secretária de Mulheres do PCdoB-BA, a deputada federal Alice Portugal. “A militância feminina sempre teve protagonismo no PCdoB. Esses encontros são fundamentais para compartilharmos experiências e fortalecer as bandeiras de luta das mulheres.”



Presente na ocasião, o presidente do Comitê do PCdoB-BA, deputado federal Daniel Almeida, afirmou que o evento é muito expressivo e decisivo para a organização do partido. Segundo ele, este é um ano de grande debate do 13 Congresson do Partido e é preciso mobilizar toda militância. Ele salientou também que é preciso eleger mais mulheres nas eleições do próximo ano.

Daniele Costa, secretária Estadual de Organização do PCdoB e presidenta da UBM-BA, declarou que a presença dos homens no encontro é fundamental, pois se faz necessário trabalhar a questão da igualdade de gênero de forma conjunta.

Durante a composição da mesa de abertura do evento, a deputada Alice Portugal fez questão de chamar mulheres que ocupam posições diferenciadas na sociedade, dentre elas, a secretária estadual de Comunicação do PCdoB e presidenta da Bahiafarma, Julieta Palmeira. “Para mim, uma das ações mais importantes é divulgar o protagonismo das mulheres nos diversos espaços. Temos aqui, mulheres eleitas para o Parlamento, legislativo estadual e municipal, do Executivo muicipal, entidades do movimento social e gestoras publicas, assim como eu, que ocupo a direção de uma indústria. A participação das mulheres nos espaço de decisão é um desdobramento do debate dos temas em análise do 13 Congresso do partido porque é uma questão de consolidação democrática. Precisamos lutar pela equidade de gênero" , enfatizou.

Durante a parte da manhã, Alice Portugal apresentou as atividades da Secretaria Estadual de Mulheres e analisou a situação das mulheres no estado, o fortalecimento de candidaturas femininas e as ações que podem ser implementadas para o empoderamento de mulheres. No período da tarde, o encontro contou com a participação da deputada federal Jô Moraes(PCdoB-MG), da bancada feminina da Câmara dos Deputados, que fez uma abordagem sobre a emancipação da mulher brasileira, o cerceamento dos direitos sexuais e direitos reprodutivos e a importância de políticas públicas para a emancipação feminina.

“O 13 Congresso Nacional do partido se inicia aqui, com a força das mulheres e de nossas bandeiras feministas. Queremos um novo projeto de desenvolvimento que nos ofereça mais espaços no poder, equidade no trabalho, autonomia na família e inclusão no desenvolvimento”, pontuou Jô Moraes.

Presenças
O encontro contou com a participação dos deputados estaduais do partido, Kelly Magalhães e Álvaro Gomes, da vereadora de Salvador, Aladilce Souza, vereadoras e vice-prefeitas de diversos locais do estado, integrantes da UJS, sindicatos e movimentos sociais.


De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão