Palestra sobre o Plano Estadual da Pecuária Leiteira - Leite Bahia em Guanambi


Estado busca a sustentabilidade e autossuficiência na produção de leite



Hoje (9), às 9:30 horas, no auditório do Colégio Modelo de Guanambi, aconteceu uma palestra sobre Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira  - Leite Bahia com Walter Ribeiro, técnico da Embrapa especialista em leite. Segundo Walter Ribeiro, o objetivo é fazer com que a Bahia alcance a sustentabilidade e autossuficiência na produção de leite. Hoje a Bahia produz 1,2 bilhão de litros de leite, enquanto que o consumo chega a 1,6 bilhão.

A abertura da palestra contou com as presenças do Secretário Interino de Agricultura de Guanambi, Jairo Magalhães, o Presidente da COOPAG, Geovane Teixeira, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de GuanambiNelson Gomese do Vereador de Guanambi e Presidente da UVERMIG, José Carlos Latinha.

Walter Ribeiro disse ainda que a Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas é o 23º no ranking estadual de produtividade, com a marca de 560 litros/ano por vaca ordenhada, enquanto que em estados como Pernambuco e Alagoas a produtividade é de 1.500 litros/ano por vaca ordenhada. “É essa realidade que queremos mudar, e vamos alcançar esse objetivo com o plano estadual do leite, que lançaremos assim que concluirmos os testes que faremos nesse projeto piloto”, afirmou. O plano visa também promover o desenvolvimento econômico  e social da cadeia produtiva do leite no Estado.

Walter Ribeiro destacou ainda que o Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira - Leite Bahia é uma ação transversal, com a participação de várias secretárias estaduais, a exemplo da Seagri/Adab/EBDA; Sema; Sedes; Sedir/Car; Infraestrutura; Ministério da Agricultura (Mapa). Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA); movimentos sociais, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e diversos laticínios parceiros.

Segundo Walter Ribeiro, técnico da Embrapa especialista em leite, responsável pelo conceito e capacitação dos técnicos, “este Plano servirá para dar diretrizes para toda cadeia produtiva do leite no Estado e oferecer assistência técnica, infra-estrutura e tecnologia para os produtores de toda a Bahia".

Lembrando que a Bahia vem há três anos sofrendo com a seca, Walter Ribeiro destacou que “nós estamos construindo um plano operacional da cadeia do leite, elaborado de baixo para cima, prevendo ações imediatas, de médio e longo prazo, com a cumplicidade de todos os segmentos da cadeia, concebido no seio da Câmara Setorial do Leite, colocando as responsabilidades de cada um".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão