PCdoB-BA debate política ambiental para a conferência nacional


Portal Vermelho


A etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que aconteceu na manhã deste sábado (11/5), em Salvador, discutiu o posicionamento dos baianos sobre as políticas ambientais. As contribuições do PCdoB-Ba serão levadas para o encontro nacional, marcado para o próximo dia 18, em Brasília.


FERNANDO UDO
 

Essa é a primeira vez que o partido reúne o quadro político, em conferência, para uma discussão dessa natureza. De acordo com Geraldo Galindo, presidente municipal do PCdoB e organizador da etapa baiana, o objetivo do PCdoB é formalizar uma política partidária para a atuação dos comunistas nessa frente.

Na mesa de debates, estavam o membro do Comitê Central, José Carlos Rui, o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o superintende regional do Ibama, Célio Costa Pinto, e os deputados Álvaro Gomes (estadual) e Alice Portugal (federal). Além deles, participaram os nomes do partido ligados à questão ambiental, como Kitty Tavares, Elias Dourado e José Mário.

Entre o público, secretários municipais de Meio Ambiente, vereadores, líderes comunitários e militantes da causa. Para eles, foi apresentado por José Carlos Rui o documento que define as diretrizes do PCdoB para a atuação política em relação ao meio ambiente.

“O PCdoB incorpora o meio ambiente como fator estruturante do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e considera que esta incorporação é parte integrante de um novo salto civilizatório. A política ambiental é formulada a partir da teoria marxista e da análise concreta relacionada ao meio ambiente”, diz o documento.

A análise do texto foi sucedida pelo debate entre o público e os convidados. As opiniões e sugestões partidas do encontro estadual formarão um documento que se juntará ao posicionamento de outras regiões do país para, assim, compor uma discussão nacional na conferência do próximo dia 18.

A reunião baiana também elegeu uma delegação que irá representar o PCdoB da Bahia em Brasília.

De Salvador,
Erikson Walla


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão