Rádio Cidade FM 104,9 de Guanambi: A Importância da Rádio Comunitária para a comunidade local


A Rádio Cidade FM 104,9 fala a linguagem do povo!

Hoje (21), o Vereador José Carlos Latinha foi entrevistado na Rádio Cidade FM 104,9 no programa de Val Rodrigues. Logo após a entrevista, o vereador foi conhecer a história da fundação dessa importante rádio comunitária da cidade, através de uma conversa com os diretores Tonny Nogueira, Val Rodrigues e Salvany Cotrim.

A Rádio Cidade FM 104,9 é dirigida pela Associação Família Fonte de Vida, tendo como objetivo defender os interesses da comunidade local e sem fins lucrativos. O comunicador da rádio comunitária busca interpretar as notícias que a comunidade ouve ou lê por outros canais de comunicação, divulgando notícias de fatos corriqueiros que ocorrem na comunidade, bem como realizando campanhas sociais, educacionais e culturais. O exemplo está na campanha que a rádio faz sobre a doação de sangue para o Hospital Regional de Guanambi. Outra campanha educativa que a rádio planeja fazer é sobre a "Violência no Trânsito".

A Constituição de 1988 contribuiu para a democratização da comunicação no país, combatendo o monopólio da comunicação nas mãos de grandes mídias corporativas. Por isso, a importância das rádios comunitárias para a comunidade local.

Legislação


Fonte: http://srcomunitaria.blogspot.com.br/

Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.

Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.

Como deve ser a programação de uma Rádio Comunitária?


A programação diária de uma Rádio Comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais.

Deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família e dar oportunidade à manifestação das diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.

Quem pode se candidatar a uma Rádio Comunitária?

Somente as fundações e as associações comunitárias sem fins lucrativos legalmente constituídas e registradas com sede na comunidade em que pretendem prestar o serviço, cujos dirigentes sejam brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, maiores de 18 anos, residentes e domiciliados na comunidade.

A fundação/associação candidata a prestar serviço de Rádio Comunitária, não deverá, de forma alguma, ter ligação de qualquer tipo e natureza com outras instituições.


Rádio Cidade FM 104,9 é legal!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão