Território do Sertão Produtivo ganha Centro Público de Economia Solidária



A realização de uma feira marcou a inauguração, nesta segunda-feira (27), do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) – Território do Sertão Produtivo, em Guanambi, distante 800 quilômetros de Salvador. Composta por empreendimentos solidários, os estandes foram montados no pátio do imóvel onde funciona o Cesol.

Presente à feira, a Associação de Artesãos de Guanambi é um dos empreendimentos que já vêm recebendo o apoio do Cesol.  “Recebemos a assessoria jurídica do Cesol, agora já podemos vender nossos produtos de forma mais ágil e segura”, comemora a presidente da Associação, Ana Fiúza Caires, que espera, com o apoio do equipamento público, “vencer um grande gargalo dos artesãos, que é o escoamento da produção”.

Para o secretário Nilton Vasconcelos, presente à inauguração, “o Cesol vai ser o ponto central para que se possa convergir as ações e políticas públicas para o segmento de economia solidária na região”.

Também participaram da solenidade de inauguração, o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes; o deputado federal, Daniel Almeida, a deputada estadual, Ivana Bastos; osuperintendente de Economia Solidária da Bahia, Milton Barbosa; o coordenador do eixo urbano do Programa Vida Melhor pela Casa Civil do Estado, André Santana, dentre outras autoridades da região.

Sexto Centro Público de Economia Solidária inaugurado em 2013, o Cesol - Sertão Produtivo é gestado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano - IDSB, uma organização social selecionada através do Edital 09/2012, lançado pela Setre.

O Cesol oferecerá microcrédito, capacitação, orientação jurídica, administrativa, contábil e financeira, além de espaço para divulgação e comercialização dos produtos. Serão disponibilizados também serviços de assistência técnica; transferência de equipamentos e insumos produtivos, além de apoio à incubação de empresas e projetos que se enquadram no universo da economia solidária.

Além de Guanambi, o Cesol do Sertão Produtivo atenderá a mais 18 municípios do Território de Identidade do Sertão Produtivo: Brumado, Caculé, Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanhaçu e Urandi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão