CHINESES ESTÃO INTERESSADOS NA FIOL COMO ALTERNATIVA PARA A FERROVIA BI OCEÂNICA

Bahia Econômica
22/07 - 08:25hs -


Após de ser completamente ignorada pelo governo no pacote de concessões,  a Ferrovia Oeste-Leste pode ser viabilizada pelos chineses, que estão interessados na Ferrovia Bi Oceânica.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, os investidores chineses pediram informações à Valec sobre a construção da Fiol e a previsão de seu entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul.

Para  os chineses, a conclusão da Fiol parece mais real do que a construção de uma nova ferrovia cortando Minas e o Estado do Rio para Chegar no Porto de Açu. Isso porque a Fiol é uma obra real, que já consumiu R$ 3 bilhões e embora com trechos paralisados, está em andamento. Os investidores chineses também estiveram na Bahia e se reuniram com o chefe da Casa Civil, Bruno Dauster  e com o Secretário de Planejamento, João Leão.

A Fiol não foi selecionado para o programa de concessões porque sua viabilidade econômica está em cheque com a queda do preço do minério de ferro que praticamente inviabilizou a produção de ferro em Caitité, e assim o governo federal tirou a ferrovia das suas prioridades.

Com isso, a Fiol teve redução nas obras e paralisação total de alguns lotes, mas os chineses parecem interessados. Um grupo de engenheiros chineses que visitou o Brasil acha que a ferrovia tem viabilidade e percorreu de carro mais de 4 mil quilômetros entre os municípios de Campinorte, em Goiás, onde seria o novo entroncamento com a Norte-Sul, até a cidade de Cruzeiro do Sul, próximo a Fronteira do Peru, onde passaria a Ferrovia Bi Oceânica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão