Saudação da Senadora Lídice da Mata ao Congresso da UEB em Vitória da Conquista



SENADO FEDERAL
Gabinete da Senadora LÍDICE DA MATA

Salvador, 12 de julho de 2015.

Caros companheiros e companheiras da UEB

Congratulo-me com a UEB pela realização do 6º Congresso e 10 anos de reconstrução dessa histórica entidade estudantil fundada em 1943 e colocada na clandestinidade pelo Golpe civil-militar de 1964.

Na condição de estudante, participei ativamente do movimento estudantil e fui eleita a primeira mulher a presidir o Diretório Central da UFBA. Esse foi o começo da minha vida pública. A experiência acumulada no movimento estudantil me deu uma sólida base teórica e prática para o exercício dos futuros mandatos que vim a exercer. A participação do estudante na política do país é importantíssima para o seu crescimento como cidadão e elevado senso crítico.

Ao longo do período republicano, os brasileiros experimentaram duas traumatizantes experiências ditatoriais: o Estado Novo, com Getúlio Vargas e a Ditadura implantada pelo Golpe Militar de 1964, encerrada em 1985 com a eleição indireta de Tancredo Neves para presidente da República.

Além da perseguição às entidades estudantis e sindicais, a ditadura implantada em 1964 foi responsável por prisões arbitrárias, torturas, assassinatos, censura prévia e cerceamento ao direito de opinião e expressão. À sociedade, marginalizada do processo de decisões restava apenas a opção da resistência.

E essa resistência foi longa e custou a vida de muitos brasileiros e brasileiras. A luta dos estudantes contra a ditadura foi de fundamental importância para a redemocratização do Brasil. Com o retorno ao Estado de Direito recebemos de volta um país em que o ensino fundamental e médio estavam sucateados, de tal forma, que ainda levará algum tempo para recuperar a qualidade que tinha antes do Golpe. Escândalos de corrupção em todos os setores públicos, investimentos em estradas que ligavam o nada a coisa nenhuma, além do legado cruel de milhares de desaparecidos, mortos e torturados.

Hoje, 30 anos após a redemocratização do Brasil, podemos comemorar os avanços que o regime democrático permitiu ao nosso País. Os direitos fundamentais da pessoa humana não só passara a ser respeitados, assim como assegurados constitucionalmente. Elegemos diretamente quatro presidentes da república, governadores, prefeitos, enfim os nossos representantes. A imprensa funciona sem censura, a criação artístico-cultural é livre assim como a participação popular nos destinos do país.

Portanto, é necessário que todos nos unamos para que não haja retrocesso na retomada da caminhada rumo ao aprimoramento das nossas instituições e consolidação da Democracia brasileira. Não podemos perder mais cinquenta anos recuperando aquilo que ainda nem consolidamos.

Parabéns, caros companheiros e companheiras da UEB pelo trabalho de reconstrução dessa histórica entidade.

Atenciosamente, 

Lídice da Mata 
Senadora PSB/BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão