Sesab inaugura Serviço de Neurocirurgia em Guanambi

A população da microrregião de Guanambi passou a contar com um Serviço de Neurocirurgia. O novo serviço, que funcionará no Hospital Regional de Guanambi (HRG), unidade da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vem para preencher uma lacuna na área de atendimento especializado na região. Com uma política de gestão hospitalar atenciosa e uma equipe multidisciplinar, a equipe da Sesab acredita que será possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes neurocirúrgicos, com diminuição da mortalidade por causas externas e resolutividade imediata dos casos cirúrgicos. O investimento anual para a ativação do serviço é de R$ 840 mil.
A implantação do projeto redundará em melhorias na estruturação do hospital, na qualificação técnica profissional, além de melhora multidisciplinar na qualidade de atendimento à população, notadamente na área neurocirúrgica. Haverá uma agregação de valores, provocando mudanças de atitudes e melhoria do conhecimento técnico dos profissionais envolvidos, desde o atendimento pré-hospitalar. Desta forma, serão evitadas transferências de pacientes, via regulação, para outros centros onde o serviço é disponibilizado.
HRG é referência para a microrregião
O Hospital Regional de Guanambi é referência em atendimento para uma população estimada em torno de 401.741 habitantes. Hoje, os pacientes com traumatismo crânio-encefálico e outras patologias neurocirúrgicas atendidos no HRG, em média de 35 casos/mês, recebem o primeiro atendimento, são submetidos a métodos diagnósticos e suporte de emergência, e caso haja necessidade de avaliação ou intervenção neurológica ou neurocirúrgica, são referenciados e transferidos, através da Central de Regulação, para a Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras ou até para outro estado, como Montes Claros, em Minas Gerais. Esta realidade será diferente a partir de segunda-feira. Esses pacientes serão atendidos e não mais transferidos.
O HRG apresenta nível de atenção ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade. Possui 108 leitos, distribuídos da seguinte forma: Cirurgia geral (16), Clínica médica (32), UTI adulto tipo II (10), UTI neonatal (10), UCI Neonatal (10), Obstetrícia clinica (14), Pediatria clinica (12), há ainda 04 leitos para atendimento do paciente crítico na emergência (Semi-intensiva adulto).
O hospital é referência regional para urgência/emergência e gestação de alto risco, possuindo recepção, consultórios médicos, sala de atendimento ao paciente crítico/grave, sala de gesso, sala de pequena cirurgia, sala de repouso e observação masculino/feminino e pediátrico. O centro cirúrgico tem três salas de cirurgias, sala de recuperação, pré-parto e parto normal.
Possui como serviços de apoio: Diagnóstico por imagem (Tomografia computadorizada, ultra-som convencional e com doppler, mamógrafo computadorizado, Raio-X de 10 a 500ma), Laboratório de análises clínicas, Hemogasometria, Farmácia, Serviço Social, Nutrição/Dietética, serviço de manutenção de equipamentos, ambulâncias UTI e de suporte básico e necrotério.
L.S./M.Tb.909-Ba  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão