Consciência política

PORTAL VERMELHO

Mauricio Pestana *

Após o primeiro turno das eleições municipais deste ano, foi impossível não lembrar das palavras do amigo de horas de prosas e escrevinhador baiano, Evandro Calisto.


Política não é uma ação que busca o poder por desejo e tão pouco uma receita de bolo. Tenha cuidado com os que falam que "política é assim". A política não é um plano arquitetado para produzir uma pessoa e colocá-la no poder. A política não se resume a questões singulares de classe, gênero e raça. A política sempre será a busca do bem para conduzir o Estado.

A ingênua sede de um grupo extinguir o outro ou dominar o seu algoz, desembocará no início daquilo que se tenta acabar. Bobos são os que acreditam no aniquilar como solução. A ação pautada no ressentimento impõe ao ator a posição menor frente àquele suposto inimigo.

Ser igual naquilo que todos podem ter de bom nos traz respeito, e não as condecorações ou títulos produzidos nas escolas. Do que valem os diplomas sem ações efetivas sejam benéficas para todos? Do que vale a repetição das falas alheias sem a densidade do conteúdo? Do que vale os livros sem compreendê-los? Do que vale a caneta sem a escrita?

A consciência política passará sempre pela identificação dos charlatões que utilizam a desgraça da vida privada para a promoção de si, construindo soluções coletivas vazias. O importante é identificar os vaidosos que imaginam ser sua existência a âncora de todos; perceber quando a força do poder engole a serenidade e enlouquece a alma.

Ser eleitor deve ser uma das mais complexas ações que existe. No mar da pompa, devaneios, jogos de cena, vaidade e artimanhas, identificar o ser político, o líder, é uma tarefa ingrata. Tarefa essa que a maioria dos eleitores paulistanos, 3.096.304 milhões de pessoas, escolheu recusar com votos brancos, nulos e abstenções. 

* Jornalista, escritor e cartunista Atualmente ocupa o cargo de secretario de promoção da igualdade Racial da cidade de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão