A IMPORTÂNCIA DA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS BRs - 030/135
FOTO - GOOGLE. |
FOTO - GOOGLE. |
FOTO - GOOGLE. BR-030 - TRECHO CARINHANHA-BA-JUVENÍLIA-MG. |
Ontem (8), o Blog do Latinha
percorreu um roteiro entre os municípios de Carinhanha até Cocos - Bahia,
passando por Juvenília e Montalvânia – Minas
Gerais na interligação das BR-030 e BR-135. O trecho localizado na Bahia está
sem pavimentação e é uma reivindicação histórica da população da região.
Percorremos os rios São Francisco
– Carinhanha, Rio Carinhanha – Divisa Bahia/Minas Gerais, Rio Cochá – Juvenília
e o Rio Itaguari – Cocos, destacando as suas belezas naturais e a importante fronteira
turística, agrícola e pecuária.
Uma pergunta fica no ar – Porque o Governo Federal
historicamente abandonou essas estratégicas rodovias (BR-030 e BR-135) do país
que liga Sete Lagoas – MG até São Luis no Maranhão?
As condições de
tráfego no Estado da Bahia é lastimável nos trechos de Carinhanha- Juvenília (BR-030)
– Cocos (BR-135).
As forças
políticas precisam unirem para reivindicar a solução definitiva da pavimentação
e recuperação dessas estratégicas rodovias.
O sonho de Vasco
Neto precisa ser concluído e tirar essa região do isolamento toda.
LEIA A MATÉRIA ABAIXO.
BR 030, a futura ligação entre
Brasília, Noroeste de Minas e litoral leste do Nordeste
A construção de alguns trechos da BR
030 seria de grande importância para retirar do isolamento toda uma grande
região do noroeste mineiro e sudoeste da Bahia, regiões com grande potencial
agrícola e turístico. E com a construção da Ponte Salvador - Ilha de Itaparica
e do trecho da BR 030 entre Carinhanha-BA e Buritis-MG o percurso entre
Brasília e Salvador seria feito praticamente em linha reta. A construção da
BR 030 também reduzirá o percurso entre as regiões Centro oeste e todas as
localidades do litoral leste do nordeste que estão entre as cidades de Porto
Seguro-BA e Natal-RN. Para este ano está prevista a licitação para asfaltamento
da BR 030 entre Carinhanha e Cocos na Bahia, obra com sucessivos atrasos do
DNIT. O trecho entre a BR 116 e Maraú também deve ser asfaltado. Infelizmente
ainda não há projeto para asfaltar o trecho de aproximadamente 270 km entre
Cocos-BA e Buritis-MG, o que efetivamente reduziria todas essas distâncias entre
várias regiões.
Traçado preto: trecho da BR 030
asfaltado
Traçado branco: trecho da BR 030 sem projeto de asfaltamento entre Cocos-BA e Buritis-MG
Traçado amarelo: trecho da BR 030 com projeto de asfaltamento pelo DNIT e com recursos liberados
Traçado laranja: trecho da BR 030 que alterna trechos planejados e asfaltados, e com projeto de asfaltamento possivelmente para este ano.
Traçado vermelho: outras rodovias asfaltadas
Traçado fino laranja: Ferrovia oeste leste
Traçado branco: trecho da BR 030 sem projeto de asfaltamento entre Cocos-BA e Buritis-MG
Traçado amarelo: trecho da BR 030 com projeto de asfaltamento pelo DNIT e com recursos liberados
Traçado laranja: trecho da BR 030 que alterna trechos planejados e asfaltados, e com projeto de asfaltamento possivelmente para este ano.
Traçado vermelho: outras rodovias asfaltadas
Traçado fino laranja: Ferrovia oeste leste
__________________
matheussinara liked
this post
|
FOTO DO RIO COCHÁ - PMM-MG. |
GRUTA DA FAZENDA BOA VISTA. |
RIO SÃO FRANCISCO - RIO CARINHANHA - RIO ITAGUARI
BAR DO PAREDÃO - BALNEÁRIO DO RIO ITAGUARI
(Fotos - Blog do Latinha).
Comentários