Fabíola solicita ao Ministro da Saúde implantação de unidades de Oncologia em Caetité e Irecê

Ascom Fabíola Mansur


A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) participou na manhã desta quinta-feira (05) de visita ao Hospital Aristides Maltez, junto com o Governador Rui Costa, onde o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou as ações dos 200 dias de sua gestão à frente da pasta. A parlamentar aproveitou a oportunidade para solicitar ao ministro a implantação das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia – Unacons, nos municípios de Caetité e Irecê.
De acordo com Fabíola, os municípios são polos regionais e apresentam a necessidade urgente de atendimento oncológico. “É grande o número de pacientes que sai dessas regiões para fazer tratamento em Salvador, são municípios que ficam distantes. Além dos custos gerados, ainda tem o desgaste da viagem que é grande para uma pessoa que já está debilitada. O paciente que vem de Irecê, por exemplo, viaja cerca de 500 km; em Caetité, essa distância é ainda maior. Então, conto com a compreensão do ministro Ricardo Barros para nos ajudar a implantar as Unacons, oferecendo um serviço de qualidade e mais acessível para todos os baianos”, defendeu a parlamentar.
O ministro se comprometeu com a deputada e ficou de intermediar uma agenda com o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Francisco Figueredo, e prefeitos da região, para que possam avaliar a demanda e a possibilidade de implantação das unidades.
15894954_1128297953950996_5160218239429177150_n
No ato dessa manhã, o ministro anunciou a liberação de R$ 96,7 milhões para o estado da Bahia. Os recursos deverão custear programas geridos pelo governo estadual sem contrapartida federal, como Rede Cegonha, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Centro de Reabilitação de Deficiências, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro de Análises Clínicas e Pesquisas, Laboratório de Prótese Dentária e Unidades de Pronto Atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão