18 de mai de 2017

Atividades em tempo integral transformam educação na Bahia

AscomGovBA


Cerca de mil escolas da rede estadual de ensino ofertam atividades na perspectiva da Educação Integral na Bahia. Uma delas é o Colégio Luiz Fernando Macedo Costa, localizado no bairro de Cajazeiras VII, em Salvador. "Eu acho muito interessante. Acho muito legal, porque assim a gente não fica muito tempo em casa, por exemplo. Eu fico muito entediado em casa", afirma o estudante Ícaro Santos. 

Aulas de xadrez, meditação, handebol, karatê, música, dança, futsal, reforço em português e matemática são oferecidas de forma complementar, ampliando o período de permanência dos alunos na escola. "A Educação Integral mudou muito o caminho do ensino. Os alunos entram na escola pela manhã e estão novamente com a gente à tarde. Assim, nós complementamos o trabalho que foi feito", afirma o professor Eudaldo Dantas. 

As atividades da Educação Integral têm apresentado resultados significativos no Colégio Luiz Fernando Macedo Costa. A unidade melhorou o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passando de 2,8 (em 2008) para 4,7 (em 2015). O resultado é o melhor entre as escolas estaduais da capital. 

As transformações proporcionadas pela Educação Integral podem ser conferidas em vídeo da série 'Educar para Transformar', produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).