FIOL É OFERECIDA AOS CHINESES COMO 1º TRECHO DA FERROVIA BIOCEÂNICA

BAHIA ECONÔMICA
18/06 - 10:15hs -

O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Hailton Madureira, disse em matéria no jornal o Estado de São Paulo, que o governo dialoga com o setor privado para ver se há interesse das empresas em construir um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) e operar a parte que já foi construída com recursos públicos.

O trecho que está em construção liga o porto de Ilhéus (a ser construído) com minas de ferro no interior da Bahia. A parte a ser construída seguiria desse ponto até interligar-se com a Ferrovia Norte-sul. A Fiol, disse o secretário, é o início da Ferrovia Bioceânica, considerada uma prioridade pelos chineses e por isso teria chances maiores nas negociações.  

Os chineses consideram que há dúvidas quanto a rentabilidade das ferrovias brasileiras, mas eles querem a construção da Ferrovia Bioceânica, ligando o Atlântico ao Pacífico. A fiol seria o início dessa ferrovia que entroncaria com a Norte Sul e depois poderia ter outro trecho até a fronteira do Peru.

Essas negociações passam pelo Fundo Brasil-China, de US$ 20 bilhões, que começou a operar este mês, deverá aprovar em agosto sua primeira lista de projetos.
 

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão