UPB capacita prefeitos e técnicos de Guanambi em contas públicas

UPB



Treinamento começou nesta quarta-feira (7) e vai até sexta-feira (9)
Nesta quarta-feira, dia 07, foi iniciada a terceira edição do UPB Itinerante, no município de Guanambi. A capacitação, que vai até esta sexta-feira, dia 9, é realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), por meio da Escola de Contas, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae.
O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, participou da mesa de abertura e iniciou sua fala expondo a divisão desigual do bolo tributário no Brasil. “A União detém cerca de 57% de todos os impostos arrecadados, o estado 25% e apenas 18% ficam para os municípios. Mas é no município que acontece toda a demanda. Enquanto os municípios não tiverem mais recursos fica difícil gerir”, explanou Eures.
A partir dessa questão, Eures falou sobre como é importante o máximo cuidado, agilidade e celeridade com as contas públicas. “Devemos potencializar todos os métodos de prestação de contas e qualificar os técnicos que trabalham diretamente com a pasta”. A partir dessa capacitação, que está acontecendo em todas as regiões do estado, a UPB pretende auxiliar na diminuição do número de prefeituras com contas rejeitadas no estado.
Além do presidente da UPB, fizeram parte da mesa de abertura: o diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas, Adelmo Guimarães; o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães; o presidente da Associação dos Municípios da Serra Geral e da Bacia do São Francisco (Amavale) e prefeito de Caculé, José Roberto Neves; o prefeito de Matina e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Alto Sertão, Jucelio Fonseca; representante do presidente do CDS Bacia do Paramirim, o prefeito de Rio do Pires, Gilvanio dos Santos; o presidente do Consócio da Saúde da Região de Guanambi e prefeito de Urandi, Dorival Barbosa; o ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes; o gestor do ponto de atendimento do Sebrae em Guanambi, Ridson Sales; e o representante do Gigov, da Caixa Econômica de Vitória da Conquista, Antonio Sergio Bento.
Prefeitos de cidades da região, além de secretários de Administração, Finanças, Controladores, Contadores e técnicos municipais participam da capacitação até sexta-feira (9). As próximas cidades a receberem o programa de capacitação da UPB são Irecê, de 5 a 7 de julho, e Itabuna, de 26 a 28 de julho. Confira a programação completa até o final do ano.
Mudança do estatuto permite inclusão de câmaras de vereadores na UPB
Pensando em oferecer suporte e atendimento para vereadores baianos a UPB, a partir da mudança em seu estatuto, passa a atender também esse público, por meio de consultoria jurídica, capacitações, eventos e disponibilização de sua estrutura física. “Entendemos que a pauta municipalista não está restrita aos prefeitos. Ela é uma construção conjunta e de todos. Nós, prefeitos, somos muito cobrados pelos vereadores, que, por sua vez, são muito mais cobrados que os prefeitos. Daí a necessidade do movimento municipalista nascer do conjunto – prefeito e vereadores”, disse Eures, durante a abertura do UPB Itinerante, em Guanambi.
Para a UPB, esse trabalho não interfere no papel fiscalizador do vereador. Durante o evento, Eures convocou as câmaras de vereadores da Bahia para a caminhada municipalista.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão