RUI APRESENTA HOJE PROJETO DA FIOL E DE PORTOS PARA CHINESES

BAHIA ECONÔMICA 


O governador Rui Costa vai apresentar hoje, em Brasília, o projeto da Ferrovia Oeste Leste e de modernização dos portos baianos, em um encontro com o embaixador da China Li Jinzhang. Na reunião, que acontece na residência do embaixador, no Lago Sul, serão discutidos projetos de ferrovia, mineração e porto.

No mês passado, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, anunciou, em uma reunião do PR, que está quase certo que o governo vai leiloar em 2018 a concessão do trecho da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) entre Caetité e Ilhéus. A obra é muito importante para o agronegócio brasileiro e principalmente baiano. Essa é uma demanda antiga do setor que está com a obra andando em passos lentos.

O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Hailton Madureira, disse em matéria no jornal o Estado de São Paulo, que o governo dialoga com o setor privado para ver se há interesse das empresas em construir um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-leste (Fiol) e operar a parte que já foi construída com recursos públicos.

O trecho que está em construção liga o porto de Ilhéus (a ser construído) com minas de ferro no interior da Bahia. A parte a ser construída seguiria desse ponto até interligar-se com a Ferrovia Norte-sul. A Fiol, disse o secretário, é o início da Ferrovia Bioceânica, considerada uma prioridade pelos chineses e por isso teria chances maiores nas negociações.  Essas negociações passam pelo Fundo Brasil-China, de US$ 20 bilhões, que começou a operar este mês, deverá aprovar em agosto sua primeira lista de projetos.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão