A LABUTA DO POVO DO SERTÃO EMPREENDEDOR


Ontem (24), no distrito de Mutans, a TV Latinha foi fazer duas importantes gravações sobre a produção artesanal da rapadura e da cachaça na sede e na zona rural.

Depois de gravar as cenas sobre a produção de rapadura na casa do Sr. João Pereira Dias fomos rumo à beira da serra na comunidade da Canabrava gravar e entrevistar o amigo Carlos Teixeira Silva sobre a produção artesanal da pinga.








No caminho para a Fazenda Canabrava encontramos o Sr. Péricles Neves Gondim - Perim, pai de Lia Gondim, que fez um momento de prosa sobre a sua história e a amizade com meu pai Antônio Primo e família.

Na companhia da dinâmica Presidente da AJUBA - Associação de Produtores de Juraci e Barro Branco Lia Gondim, José Carlos Neves do Santos e do artista e cantor Pedrão Sampaio deparamos como uma cena que não poderíamos deixar de gravar: as belezas do sertão com um pôr do sol lindo na beira da serra de Mutans, paisagens fortes e exuberantes, matas nativas, produção agrícolas mesmo com a seca e a falta de chuva, terras regadas pelas águas sagradas das nascentes que brotam e irrigam o sertão. Periquitos e pássaros cantando as belezas e a tranquilidade da zona rural.

A cena que mais surpreendeu foi a Senhora Ana Teixeira Silva, nos seus 82 anos de lutas e labutas, sentada em uma carroça antiga cortando palma forrageira para alimentar o gado e garantir o leite no amanhecer do outro dia. Ao lado estava o seu filho Jackson Teixeira da Silva ajudando e o Sr. Sebastião Francisco da Silva trazendo mais palmas.



A cena mostra a valentia dos homens e mulheres do sertão, que são fortes e bravos, como diz as músicas de Luiz Gonzaga ao retratar aos lutas e labutas do sertanejo.

Dona Ana falou sobre a sua vida e relembrou as cenas do programa Dendê na Mochila sobre as belezas da serra. Dona Ana é natural do município de Candiba e com orgulho diz ser neta do antigo proprietário do casarão da fazenda Santa Rosa.

Seguimos a viagem e deparamos com o irmão do Sr. Sebastião pulverizando a sua horta e fomos rumo ao alambique de Carlos Teixeira da Silva na Fazenda Canabrava.

   
Encerramos a jornada na sede da AJUBA - ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DE JURACI E BARRO BRANCO, conhecendo o importante trabalho social e ambiental realizado diretoria da entidade representada pela Presidente Lia Gondim, que com orgulho nos mostrou os preparativos para o grande evento que está sendo programado - I SIMPÓSIO DA AJUBA.


O evento será realizado nos dias 02 e 03 de setembro com os temas História do Distrito de Mutans, sua formação e suas potencialidades sociais, culturais e econômicas.


A combativa entidade faz um trabalho focado no desenvolvimento sustentável, através de importantes iniciativas ecológicas, tais como: coleta e reciclagem do lixo, banco de sementes de árvores nativas, produção de sabão com óleo de cozinha, estímulo à produção agrícola natural, defesa da serra, entre outras iniciativas ambientais. 

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão