FIOL - VIAGEM DE RUI COSTA À CHINA FOI MONTADA PARA COINCIDIR COM A IDA DE TEMER

BAHIA ECONÔMICA
31/08 - 07:48hs -


O governo federal está envolvido nas negociações para que os chineses passem a investir na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). E, conforme anunciou o Bahia Econômica, representantes do governo federal vão assinar, juntamente com o governo da Bahia, o memorando de entendimento com as empresas chinesas interessadas no projeto.

Entre os técnicos da missão do Presidente Temer, o acordo com os chineses para a construção da Fiol é considerado como certo e um dos pontos mais positivos da missão presidencial.

Técnicos do governo baiano afirmaram ao Bahia Econômica que a viagem do governador Rui Costa à China foi montada de modo a coincidir com a ida do Presidente Temer ao país asiático, pois, como ocorre em acordos internacionais, o governo federal tem de dar o aval às negociações entre estados e países. Os chineses também acharam que era conviniente a coincidência de datas.

Os chineses têm enorme interesse no projeto por dois motivos. O primeiro é que a estratégia da China para tornar-se o maior império econômico do mundo passa pela ligação entre o Atlântico e o Pacifico, através  da ferrovia Bioceânica,  cujo traçado corta o Brasil e o Peru e a Ferrovia Oeste-Leste é o caminho mais rápido para essa ligação, afinal a ferrovia já tem boa parte construída.

O outro motivo é o minério de ferro, já que a demanda da China pelo produto é de 1,1 bilhão de toneladas e não está descartada a participação dos chineses diretamente na exploração mineral num acordo com a à Bahia Mineração (Bamin), empresa do Cazaquistão que detém a outorga mineral e a licença para construir um terminal marítimo em Ilhéus. 

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão