HOMENAGEM A PROFESSORA ENEDINA COSTA DE MACÊDO


“Seu nome, D. Enedina, está profundamente ligado
à história educacional de Guanambi”.

Maria das Dores Cardoso Gomes 
(Professora Mariquinha)


Hoje (28 de Agosto de 2017), com tristeza e pesar comunicamos o falecimento da 
Professora ENEDINA COSTA DE MACÊDO.

A melhor forma de prestar uma homenagem a vida e a história da Professora Enedina é resgatar a sua luta pela CRIAÇÃO DO MIRANTE DA CIDADE – PORTAL DE ENTRADA DE GUANAMBI.

O Projeto de Lei de iniciativa do então Presidente e Vereador Carlos Jackson (Loló) foi aprovado na CÂMARA DE VEREADORES DE GUANAMBI, no dia , conforme audiência realizada no dia com as presenças das Professoras Enedina e Nice Amaral – Presidente da Fundação Joaquim Dias Guimarães e do ex-vereador José Carlos Lelis Costa”Latinha”.


AUTOBIOGRAFIA DE DONA ENEDINA


“Dona Enedina Costa de Macêdo nasceu em 24 de 1917, na Fazenda Laranjo no município de Guanambi – Bahia. Iniciou seus estudos em Guanambi, continuando em Caetité-BA, onde foi diplomada em Magistério pela Escola Normal de Caetité, em 11 de dezembro de 1939.

Em 1940, foi agente recenseadora no município de Guanambi. Em 1941, nomeada Professora Municipal, lecionou na fazenda “Volta’ e, logo mais, em Ceraíma. Após aprovada no concurso do Instituto Normal da Bahia, em janeiro de 1942, foi nomeada e designada em 31 de março de 1942 como regente da 3ª classe do Grupo Escolar Getúlio Vargas, iniciando sua função em 23 de Abril de 1942.

1947 – Aluna da Escola de Enfermagem Carlos Chagas, em Belo Horizonte/Minas Gerais, por oito meses.

Diretora do Grupo Escolar Getúlio Vargas por duas vezes, de abril 1949 a maio de 1951, e de março de 1952 a maio de 1955, aposentando-se com vinte e oito anos de serviço naquela escola, em 28 de julho de 1970.

1952 – Diplomou-se em Professora de datilografia pela Escola Costa Santos, em Caetité/Bahia.

Em 1954, fundou a primeira Escola de Datilografia, Santa Rita de Cássia. Neste mesmo ano foi membro integrante da equipe do primeiro ginásio de Guanambi.

No Ginásio de Guanambi, hoje Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no período de 1954 a 1957, lecionou história Geral e do Brasil.

Em 1957 fundou a escola primária São Lucas. Em 1959 essa escola é transformada em Ginásio e Escola Normal São Lucas, do qual foi proprietária, fundadora e diretora.
Com uma folha de serviços prestados à comunidade guanambiense, não só na Educação, como nas áreas, relacionaremos alguns títulos.

Lecionou Estudos Sociais e História de 1 e 2 Graus no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. Mais tarde, Professora de datilografia, Coordenadora do Ensino Religioso e Assistente do diretor do referido colégio, onde prestou serviços durante quinze anos, aposentando-se em 1985.

1962 – Candidata a uma vaga na Câmara de Vereadores do município de Guanambi, ficando como suplente.

1966 - Participou da Segunda Missão Pedagógica promovida pela Inspetoria de Ensino  Secundário em Caetité/Bahia, como Diretora.

1969 – Representou o Colégio São Lucas, na função de Diretora, participando da Missão pedagógica promovida pela Inspetoria Seccional de Ensino Secundário, em Bom Jesus da Lapa/Bahia.

1971 – Participou do Primeiro Encontro Nacional de Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia.

1975 – Condecorada em Roma pela participação ativa da peregrinação à Europa e Terra Santa, promovida pelo grupo Família Selesiana do Brasil.

1976 -    Condecorada pelo BNH Clube de Guanambi – Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade guanambiense no setor de Educação.

1992 –Menção Honrosa com Medalha Laert Ribeiro da Silva, pelos serviços prestados no Setor Educacional da comunidade.

1994 – Homenageada pela Prefeitura Municipal de Guanambi, fazendo constar seu nome em um dos colégios municipais desta cidade – Colégio Municipal Professora Enedina Costa de Macêdo. Bairro Araújo.L 001 – Diploma de S´cio Correspondente, concedido pela A.G. L – Academia Guaanambiense de Letras, pelos trabalhos prestados à cultura brasileira.

Casou-se em 27 de janeiro de 1950 com Antonio Neves de Macedo, nascendo dessa união duas filhas (gêmeas): Kátia das Graças Macedo Bonfim e Aparecida Kátia Costa Fernandes, que lhe deram netos e bisnetos.

Dona Enedina era filha de Petronilha Petrina Pereira e Alcebiades Pereira Costa.”











Registramos a homenagem do BLOG DO LATINHA E DA TV LATINHA a está personagem da história da educação e da cidade. Descanse em paz Dona Enedina! 

Fica o nosso compromisso de continuar a luta pela implantação do MIRANTE DA CIDADE – PORTAL DE ENTRADA DE GUANAMBI.






http://blogdolatinha.blogspot.com.br/2016/04/projeto-de-criacao-do-mirante-da-cidade.html

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão