Os mistérios do Curral de Pedras, o Alinhamento e o Morrote das Figuras em Palmas de Monte Alto










Ontem (26), A TV LATINHA acompanhou uma expedição no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos realizada pelos professores de Sociologia da FG - FACULDADE GUANAMBI e os estudantes do curso de direito.

A Expedição visitou o Curral de Pedras, o Alinhamento, o Marrote das Figuras e a Cachoeira da Mandiroba. 

Participaram da expedição os professores da FG - Rogério e Jessica e as estudantes Beta e Daiana e os guias turísticos Regis, Mazinho e Sílvio. A TV LATINHA fotografou todas as trilhas da expedição e logo mais lança um vídeo especial.

O objetivo é conhecer e estudar os vestígios arqueológicos na serra de Palmas de Monte
Alto, bem como colaborar com as investigações sobre os mistérios da cidade perdida. 



Segundo diversos estudiosos do mito das cidades e povos perdidos no Brasil, o Curral de Pedras, o Alinhamento e as inscrições rupestres do Marrote de Figuras na serra de Montes Altos revela a necessidade de desvendar os mistérios sobre os vestígios arqueológicos.

O Curral de Pedras é do período colonial e dos tempos da pré história? O Alinhamento que fica localizado nas proximidades do Curral de Pedras é um importante referência para desvendar esse mistério, pois encontramos 365 pedras aliadas com a distância de 2 a 3 metros, que caracteriza um calendário solar e é chamado MENIRES.

O Morrote das Figuras é um morro que fica próximo do Curral de Pedras e do Alinhamento onde encontramos mais de 10 painéis de inscrições rupestres.

Finalizamos a trilha, tomando um banho nas águas cristalinas das piscinas da Cachoeira da Mandiroba.

VEJA AS FOTOS NO FACEBOOK JOSÉ CARLOS LATINHA I, II e III.


O que são menires?
Por Redação Mundo Estranho

São megalitos – nome sofisticado para estruturas de pedra movidas e colocadas de pé pelo ser humano. “Eles costumam ser encontrados em conjunto, em fileiras ou em círculos. Há menires em quase todo o mundo, erguidos por diferentes culturas e em períodos diferentes, desde a pré-história até o século 19. Originalmente, eram empregados para usos cerimoniais, religiosos, fúnebres e para a demarcação de território”, diz o historiador Johnni Langer, da Universidade do Paraná (Unespar). No Brasil, o conjunto mais famoso fica em Monte Alto, no sul da Bahia, com quase 400 blocos alinhados numa extensão de 1 quilômetro. “A conclusão dos pesquisadores é de que serviam aos indígenas como calendário sazonal e astronômico, controlando as estações agrícolas”, diz Johnni. Mas, apesar das teorias arqueológicas que tentam explicar sua função e significado, os menires permanecem cercados de mistério.

Todos eles têm características técnicas ou arquitetônicas em comum, o que sugere a hipótese de que os povos responsáveis por espalhar tais megalitos pelo mundo chegaram a dominar ou, pelo menos, influenciar populações de várias regiões do planeta. Essas peças ficaram famosas no século 20 graças à histórias em quadrinhos Asterix, nas quais o personagem Obelix vive carregando menires de um lado para outro.






Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão