Os bancos de areia, o novo drama do Chicão


Levi Vasconcelos
  
A+A-
As sucessivas agressões ao rio formaram bancos de areia no rio São Francisco - Foto: Nilson Negrão | Divulgação | 19.06.2017
As sucessivas agressões ao rio formaram bancos de areia no rio São Francisco
Nilson Negrão | Divulgação | 19.06.2017
Se chove forte em Minas e no sudoeste baiano, por que a Barragem de Sobradinho ainda dá baixíssimos sinais de recuperação, ainda com 4% da sua capacidade de 34 bilhões de metros cúbicos de água?
Segundo o senador Otto Alencar (PSD), que acompanha de perto o drama do rio São Francisco, as sucessivas agressões ao rio formaram bancos de areia, os chamados deltas artificiais, que também formam lagoas enormes.
– De Carinhanha a Sobradinho tem mais de 30. A água se espalha, o que facilita a evaporação. É mais um complicador na vida do Velho Chico, que morre a olho nu.
Otto diz que os estados nordestinos estão se unindo para implantar o PAC da Bacia do São Francisco.
– Os únicos estados do Nordeste que não usufruem diretamente do São Francisco são Piauí e Maranhão. E os demais sabem que sem o rio não há progresso possível.
Vazão - Sobradinho está hoje com uma vazão de 550 metros cúbicos por segundo, menos da metade dos 1.300 normais, e a pior marca nos 37 anos de existência da barragem. Vai ficar nesse patamar até abril, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão