MEIO AMBIENTE | - Apresentado o Plano Ambiental de conservação e uso do entorno da Barragem do Poço do Magro





Com o intuito de apresentar diretrizes e encaminhamentos, aconteceu na tarde desta terça-feira (12), uma importante reunião no gabinete municipal da Prefeitura de Guanambi, para apresentação do relatório técnico do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial da Barragem do Poço do Magro - PACUERA, onde a Diretoria de Meio Ambiente da Codevasf apresentou o levantamento realizado em parceria com as empresas especializadas ARCADIS e AGRAR, para elaboração de Plano Ambiental de conservação e uso do entorno do reservatório. O estudo foi realizado a pedido do INEMA - Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Ministério Público Federal – MPF.

De acordo com o Diretor do Órgão, Dr. Sérgio Coelho, “é preciso parcerias de participação do poder público e a sociedade para regularizar a ocupação com sustentabilidade ambiental, consumo humano e lazer”. Foram apresentados dados relativos à situação atual, onde 70% da área foi devastada.

Os técnicos da Codevasf também fizeram abordagens sobre as etapas do PACUERA, localização da área de estudo, uso e ocupação do solo, zoneamento da área do entorno, área de preservação permanente - APP, zoneamento da APP da Barragem do Poço do Magro, mapa perímetro urbano Guanambi.

O Prefeito Jairo Magalhães enfatizou o empenho da gestão em buscar projetos para assegurar o abastecimento, a exemplo da Adutora do Baixio, que irá captar água da Barragem do Poço do Magro para beneficiar em torno de 400 famílias da agricultura familiar, com pequenas irrigações, gerando emprego e renda e assegurar água para o consumo humano. O prefeito ainda citou a intenção de buscar recursos para focar novos projetos na área de lazer. Uma equipe técnica da Prefeitura será disponibilizada para se juntar ao grupo de trabalho que irá continuar as discussões.

ASCOM - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE GUANAMBI -


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão