*BAIRRO ABANDONADO EM GUANAMBI*


Boa Vista é o verdadeiro nome do bairro conhecido como Industrial. Situado no lado oeste da cidade de Guanambi na Bahia, o bairro tem cerca de 30 anos e aproximadamente 500 habitantes que foram abandonados pelo poder público municipal, estadual e federal. De boa vista só tem o nome.
Os moradores foram largados à própria sorte, pois vivem em condições precárias sem: rede de esgoto, que corre a céu aberto; posto de saúde; creche e escola; espaços de esporte e lazer; transporte público; a iluminação é deficiente; o acesso é difícil; falta segurança tanto que mototaxistas se recusam a ir no bairro a partir das 18 horas. Para se ter ideia do total descaso, nenhuma rua do bairro é pavimentada, desse modo pessoas são obrigadas a conviver com a poeira que suja as casas e provoca problemas respiratórios e com a lama que gera muitos transtornos na época das chuvas, sendo que bairros mais novos da cidade receberam melhorias. Além disso, os moradores ainda aguardam, sem muita esperança, a regularização dos terrenos, promessas do atual prefeito, Jairo Magalhães, e do antecessor, Charles Fernandes.
Falta de emprego é outro problema que leva muitas famílias a tirar o sustento catando lixo para ser vendido nos depósitos de reciclagem, situação que os expõe a doenças e infecções, inclusive crianças que frequentam o lixão. Outro fator extremamente preocupante é o uso e tráfico de drogas que têm aumentado assustadoramente nos últimos anos.
A sede do projeto social Pé de Vento fica no bairro. O Pé de Vento é uma iniciativa sem fins lucrativos que sobrevive de doações da comunidade por falta de apoio do poder público. O projeto busca afastar crianças e adolescentes da violência e criminalidade através do atletismo, além de fornecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos, buscando inseri-los no mercado de trabalho para que possam tirar seu sustento de forma digna. Ajuda também fazendo campanhas para amenizar o sofrimento dos moradores.
Diante dos inúmeros problemas e dificuldades e de tanta humilhação, abandono e esquecimento, os moradores do bairro Boa Vista pedem socorro e clamam por atenção, respeito, dignidade e assistência principalmente da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Guanambi.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão