PESQUISADOR DA UFRB É PREMIADO EM FESTIVAL DE FILMES ARQUEOLÓGICOS DO RECIFE


BAHIA ECONÔMICA
12/01 - 10:35hs -

 
O professor e pesquisador Henry Luydy Abraham Fernandes, do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi premiado, em primeiro lugar, no 1º Festival de Filmes Arqueológicos do Recife (I FEFILArq), como co-diretor do documentário “Piragiba: escavacando uma história”.

A premiação do documentário de Fernandes foi simbólica, correspondendo ao valor de R$ 1.500,00. O segundo colocado foi o vídeo “Onde for sítio, há sítios” e o terceiro lugar ficou para “Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape”.

O documentário de Fernandes retrata que por volta dos anos de 1970, uma grande cheia do riacho que passa pela vila de Piragiba fez surgir uma imensa quantidade de urnas funerárias indígenas antigas. Em 1992, uma equipe de arqueólogos da Universidade Federal da Bahia foi acionada para examinar os achados.

Surgiram daí descobertas sobre a história da vila, sobre as antigas ocupações humanas na região, bem como sobre o cotidiano dos moradores de Piragiba. A proximidade dos trabalhos arqueológicos com o cotidiano da vila foi um dos desafios da pesquisa e um dos principais elementos da descoberta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão