Quem foi Frederico Perez?

 COLETIVO4N 

Por Wanderson Pimenta
kiko-cnnFrederico Perez Rodrigues Lima nasceu em 1986 em Caetité-Bahia e passou boa parte da sua vida em Palmas de Monte Alto, também na Bahia, município distante de Salvador cerca de 800km. Fez o ensino médio e técnico na antiga Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira (atual IFBaiano), campus Guanambi. Nesse importante espaço de convivência e formação começou a ter contato com o movimento estudantil, participando de importantes lutas por melhorias na alimentação dos internos e bolsistas, bem como participando ativamente das eleições do grêmio estudantil em 2002.
Em 2005, aprovado no vestibular de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Frederico Perez foi para Salvador no segundo semestre. A partir de então começava uma das mais importantes e meteóricas trajetórias do movimento estudantil baiano dos últimos anos. Quase que por acaso, muito embora já com bastante vontade, em março de 2006 Frederico Perez teve contato com o movimento de ocupação do prédio da “Farmácia Escola”, na Rua João das Botas, bairro do Canela, em Salvador, imóvel abandonado pertencente a UFBA.  Dezenas de estudantes que ficaram de fora do restrito edital de vagas para as residências universitárias resolveram ocupar o edifício e fazer dali o embrião da futura Residência Universitária nº 05.
Do movimento de ocupação até a inserção orgânica no movimento estudantil não demorou muito. Em fins de 2006 e no início de 2007 Frederico Perez, o “Fred”, já militava em coletivos. Participou ativamente das eleições do DCE em 2007 e começava a organizar o movimento de casas de estudantes. Em 2008 surge a ACEB (Associação de Casas de Estudantes da Bahia) e o Coletivo O Estopim, cuja liderança, abnegação e perseverança ímpar foram fundamentais para o nascimento e o crescimento de ambos. Nessa altura ele também atuava na Escola de Enfermagem como membro ativo do diretório acadêmico.
402466_223791344374986_100002323654129_479798_1342597953_nEm 2010 Frederico Perez já militava no Partido dos Trabalhadores participando ativamente nas campanhas eleitorais daquele ano, na capital e no interior da Bahia. No movimento estudantil, as eleições do DCE da UFBA levaram a vitória a chapa “Primavera nos Dentes” e Fred foi escolhido diretor de assistência estudantil da entidade, protagonizando a importante campanha dos “15% do orçamento pra assistência estudantil”, pauta que foi posteriormente abraçada pela UNE.
maxresdefault2011 foi o ponto alto da militância de Fred e dos companheiros e companheiras do Coletivo O Estopim: naquele ano, o coletivo se transformara no mais importante agrupamento estudantil da universidade chegando a coordenação geral do DCE com uma vitória acachapante da chapa “Ciranda de Lutas”. Sem o destaque das campanhas por assistência estudantil e o papel desempenhado pel@s estudantes de enfermagem, cujo diretório acadêmico era tido como dos mais atuantes, jamais teríamos chegado naquele momento. Parecia uma espécie de despedida de uma trajetória repleta de sonhos, lutas, muitas derrotas e algumas vitórias.
Em 2012 um trágico incidente ainda pouco esclarecido tirou a vida de Frederico Perez, em 23 de janeiro. Nas margens da rodovia BR 030, no município de Malhada, Bahia, ele foi arrastado pelas correntezas de um dos braços do “Velho Chico”, cuja inundação alagava parte do sertão. Fred estava em passeio junto à sua mãe e seus irmãos que tragicamente presenciaram aquela cena.
Tal acontecimento comoveu o movimento estudantil e a esquerda baiana. Com apenas 25 anos de idade perdemos Frederico Perez de uma maneira surreal, inesperada, chocante. Seguir militando para nós só foi possível graças ao seu exemplo de sacrifício, doação e desapego. “Fred” na capital, “Kiko” no interior, ou Frederico Perez, hoje nome da Residência Universitária nº 05 que ele ajudou a erguer mas nem chegou a morar, inaugurada em 04 de julho de 2012; e, desde 2013, é o nome do diretório acadêmico de Enfermagem da UFBA.
Com o seu lendário caderno de anotações e, ao mesmo tempo, agenda; o imenso apego aos diversos adesivos e camisetas das mais diversas campanhas; das inúmeras camisas vermelhas, das dezenas frases de luta, num momento fã de Che, noutro de Mafalda. Em alguns momentos penso que ele ainda retornará com alguma proposta de pauta pra reunião com alguma associação de moradores; com estudantes das moradias estudantis; com algum grupo de militantes desacreditados mas filiados ao PT.
Ato ecumenico
Morreu Frederico Perez em 23 de janeiro de 2012. Seu exemplo permanecerá para sempre vivo como o militante que jamais almejou ser dirigente de nada mas dirigiu pela sua capacidade. Não chegou sequer a concluir a graduação sacrificada por amor àqueles e aquelas que mais precisavam. Não levou e nem deixou nesta terra nenhum título acadêmico e nenhum bem material. Mas a sua história precisa ser conhecida e reverenciada por todo aquele e aquela pessoa pobre, sobretudo jovem, que luta por direitos.
Por fim, duas frases das mais célebres que ele tanto utilizava:
“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!” (Che)
“Há braços de luta!”
Frederico Perez, presente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão