RUMO AO CENTENÁRIO DE GUANAMBI: O PAPEL DA CULTURA E DO TURISMO NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE GUANAMBI



Guanambi completa 100 anos em agosto de 2019. O objetivo do presente artigo é destacar o papel da cultura e do turismo no desenvolvimento da cidade, bem como resgatar a história e as tradições culturais e levantar dados sobre as diversas manifestações culturais e artísticas de Guanambi.

“A cultura deve ser considerada como um conjunto de traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social, e que abrange além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças” 

México – Conferência Mundial das Políticas Culturais (1982)



RESGATE DA HISTÓRIA E DAS TRADIÇÕES

O resgate da história, da memória e das tradições culturais de Guanambi é fundamental para conhecer as raízes do nosso povo.

Lembrar dos festejos de Santo Antônio – Padroeira da Cidade, das comemorações do 2 de Julho, dos antigos carnavais, dos festojos de São João, dos cinemas antigos, dos programas de calouros, dos parques e circos, das touradas, dos antigos desfiles da Escola Normal e do Colégio de Guanambi e do Grupo Escolar Getúlio Vargas, da cultura popular da Marujada, dos Ternos de Reisados e do Vai-de-Virá e dos eventos dos Clubes da Igreja e da Rua de Dona Dedé é resgatar as nossas raízes culturais.




Também é importante destacar a mobilização cultural de Guanambi em 1993/1996 da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer na gestão do ex-Prefeito Vá Boa Sorte, onde foi realizada uma revolução cultural com os meninos do CEG – Centro Estudantil de Guanambi: Pedro Roberto Ivo das Neves (1993/1994) e Edson Luís Lélis Costa – Dr. Luia (1995/1996).




A gestão de Dr. Vá aplicava 4% do orçamento na área cultural e de esporte com diversos investimentos e grandes eventos, tais como: Realização de quatro salões de artes plásticas; amostra de arte de Guanambi, no Pelourinho, em Salvador; Exposições e lançamentos de livros; criação da Escola de Iniciação Musical Dionísio Macêdo e da banda de música – Banda Sinfônica de Guanambi Flávio David; realização de micaretas (Micambi); criação da Corrida do Algodão; realização de oficinas de arte e teatro; criação da videoteca, brinquedoteca e “Hora do Conto”; resgate   da Marujada, Vai-de-Virá e dos Ternos de Reisados; recuperação e reestruturação da Biblioteca Municipal Professora Nice Amaral; instalação do Mercado das Artes; ampliação e gramado no Estádio Dois de Julho; instalação de antena parabólica para retransmissão de sinais de TV; incentivo as diversas modalidades esportivas,  entre outras ações.





A criação da Fundação Joaquim Dias Guimarães em 1994 – MUSEU DA CIDADE, a restauração do Memorial Casa de Dona Dedé – Gestão Nilo Coelho, construção do Centro Cultural de Guanambi – Gestão Sizalta Donato, criação da Casa de Teixeirinha, da Academia Guanambiense de Letras – Memorial Casarão de Joaquimzinho, do Clube do Carro Antigo de Guanambi, da Associação de Artesão de Guanambi, Parque da Cidade e o Conselho Municipal de Cultura são aspectos importantes do resgate da história cultural da cidade.

O resgate dos festejos de Santo Antônio e das festas religiosas, do São João do Gurutuba, os festejos natalinos e de final de ano e os grandes shows tem atraído o público regional e ampliado o potencial turístico da cidade.


Na atualidade, Guanambi com uma população de mais de 90 mil habitantes  é a principal cidade polo da região e não está em pleno funcionamento a Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, bem como necessitamos de uma nova área cultural.

A prédio da biblioteca municipal foi leiloado e, até hoje, a Biblioteca funciona precariamente em um pequeno prédio comercial.



DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL CULTURAL E TURÍSTICO

A cidade de Guanambi desponta como uma das cidades mais desenvolvidas da Bahia, ganhando prêmios de destaque Nacional e Estadual – Prêmio Cidade mais Desenvolvida da Bahia, Cidade mais arborizada da Bahia e quarta mais arborizada do Brasil, destaque no programa Dendê na Mochila da TV Aratu SBT com a presença importante do guanambiense Matheus Boa Sorte, descoberta de vários sítios arqueológicos, belezas das barragens de Ceraíma – Antigo Gentio e do Parque Ecoturístico do Poço do Magro, entre outros atrativos culturais e de turismo.



PROPOSTA DE INCLUSÃO CULTURAL ATRAVÉS DO TURISMO EM GUANAMBI


Este trabalho visa demonstrar o potencial turístico de recursos naturais e culturais existente na cidade de Guanambi, apontando quais as necessidades prioritárias, a fim de elaborar um plano de ação, com vistas a promover o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental em nosso município e entorno.

É sabido que Guanambi é considerada a cidade pólo da economia regional e já desponta como núcleo receptor, atraindo vários viajantes que hospedam na cidade a fim de realizar seus negócios, aquecendo desta maneira, o comércio local. Com isso, geram-se emprego e renda para a população, o que torna mais uma alternativa econômica para o desenvolvimento local.

De acordo com o último senso demográfico do IBGE (2006), Guanambi possui aproximadamente 90.000 (Noventa mil) habitantes, sendo considerada de médio porte e ao mesmo tempo a cidade que fornece a sustentação comercial, educacional, saúde e serviços local e regional. Entretanto, percebe-se que a existe uma carência no que se refere as atividades de lazer e cultura para a população, o que gera uma lacuna entre o trabalho e o ócio pela falta opções de entretenimento, esportes, atividades culturais e educativas.

Neste contexto, propõe-se o diagnóstico do potencial turístico de Guanambi, destacando aspectos gerais e os recursos naturais e culturais existentes apontando sugestões para a promoção de atividades relacionadas ao desporto, cultura, lazer e educação ambiental, numa proposta de desenvolvimento sustentável, para a inclusão sócio cultural no município.

RECURSOS NATURAIS

BARRAGEM DO POÇO DO MAGRO



A Barragem do Poço do Magro constitui um dos mais importantes pontos turísticos de Guanambi, justamente pela riqueza cênica natural da barragem e vegetação, além dos recursos culturais, e pela otimização de acesso. É um ambiente rural e ecológico propício ao desenvolvimento do ecoturismo, com atividade esportivas, culturais e de lazer, como a trilha ecológica, ciclismo, motocross, pedalinho, jet-ski, canoagem, pesque e solte, vôo-livre, caminhadas, eventos culturais e religiosas com atrativos como a Pedra do Índio, Pedra do Cogumelo e Leocádia.

PROPOSTA PARA ALAVANCAR A ATIVIDADE TURÍSTICA NA BARRAGEM DO POÇO DO MAGRO

A ideia está centrada num projeto de parceira entre a Prefeitura Municipal de Guanambi, a CODEVASF e Iniciativa Privada, delimitando as devidas competências, no intuito de promover o crescimento da cidade nas esferas socioeconômicas, culturais e ambientais, pois sabe-se que o turismo contribui para o desenvolvimento de qualquer localidade que dispõe de recursos naturais e /ou culturais. A união dos esforços entre os órgãos citados levará ao desenvolvimento sustentável, onde, com ações reais para a efetivação da proposta deste projeto, possibilitará a melhoria da qualidade de vida da população guanambiense, bem como, dos visitantes. Neste sentido, propõe-se através de um planejamento estratégico (Secretaria de Planejamento e Secretaria de Turismo), juntamente com os outros órgãos.


 Barragem do Poço do Magro.

Ø  CONSTRUÇÃO DE UM COMPLEXO DE LAZER – Na área adquirida pela Prefeitura Municipal de Guanambi, instalar os equipamentos necessários à infraestrutura desejada para a promoção das atividades de lazer, cultura e desporto: quiosques, restaurantes, banheiros, duchas, palco fixo, quadra poli - esportiva, espaço coberto para realização de jogos e brincadeiras (adaptados aos deficientes físicos). Quanto ao paisagismo desta área, uma opção seria a construção de uma cascata ou piscinão com tobogã, arborização nativa.

Ø  ENTORNO DA BARRAGEM – Buscar os meios para garantir a preservação da paisagem natural, arborizando ou (re) florestando a borda da barragem com fins de preservação e de paisagismo. Delimitar a área para a construção do cais (apoio para jet-ski, barcos, pesque-solte) e pista de atletismo, ciclovia. No topo do morro às margens da lagoa, garantir o espaço adequando-o para que se destine um OBSERVATÓRIO.

Ø  ABERTURA DAS TRILHAS ECOLÓGICAS – Processo rústico, com abertura das estradas viabilizando o acesso aos principais pontos de visitação da área (Pedra do Índio, Pedra do Cogumelo e Leocádia). Sinalização com placas indicativas e de Educação Ambiental.
 


             Trilha Ecológica nas imediações da barragem.

Ø  LEOCÁDIA – Com o processo de desapropriação da área com vistas à preservação e valorização cultural da história de Leocádia, que atrai muitos fiéis caracterizados por um culto popular, propõe-se a melhoria da infraestrutura física do local, haja vista que com a expansão da atividade turística, haverá um aumento da demanda por este destino em busca do turismo religioso.





  Imagens do Patrimônio Cultural (Leocádia e Pedra do Índio).

Ø  SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO – Faz-se necessário a criação permanente de um sistema de segurança capaz de orientar os usuários e cuidar da preservação do meio ambiente.

Ø  EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A preocupação volta-se para a preservação e conservação dos recursos naturais, com base no desenvolvimento sustentável, para que as próximas gerações tenham acesso a condições saudáveis de vida. Recomenda-se a sinalização com placas educativas, cuidados permanentes com a natureza inclusive a com questão do destino do lixo produzido.

Considerações

Para a formatação desta proposta, cabe ressaltar que após seu estudo de viabilidade, é que se fará a delimitação das competências. O projeto envolve outros interesses de ordem privada, como exemplo a construção de galpões e até mesmo com o aumento da demanda turística, poderá haver procura por construção de meios de hospedagem, condomínios, etc., onde deverá ser controlado através do plano de zoneamento e loteamento preocupando-se com o saneamento e infraestrutura básica.

CERAÍMA


Na vila, o povoado luta em defesa do patrimônio cultural que inclusive está em pleno processo de recuperação do altar da antiga Igreja do Gentil que será transferido para a nova sede (em construção).  Existe no local, um cruzeiro com mais de 100 (cem) anos de história que revela os valores e cultura daquele povo. Há também uma barragem que abasteceu Guanambi, Candiba e Pindaí. É de suma importância para o cultivo de hortifruticulturas, psicicultura, pecuária, etc., servindo de laboratório para muitos estudantes, bem como, fonte de renda para a população local. A barragem possui condições para se desenvolver atividade de lazer, além da pesca de subsistência.


Vista panorâmica da Barragem de Ceraíma.
   

PROPOSTA PARA ALAVANCAR A ATIVIDADE TURÍSTICA EM CERAÍMA:

Ø  TURISMO RURAL – Ceraíma dispõe de condições favoráveis à implantação do turismo rural, onde o turista visitante adquire a vivência cotidiana na fazenda como plantio, colheita, ordenha, etc.,em contrapartida o produtor rural obtém renda com a venda de produtos caseiros e naturais, artesanatos e até mesmo a hospedagem entre outros. Esta prática pode levar ao cultivo de produtos orgânicos gerando uma forte demanda por estes produtos diferenciados no mercado consumidor.

Ø  ESPORTES RADICAIS – Possui morros, que além da beleza natural imensurável, proporciona atividades de esportes variados, como trilhas e escaladas, vôo-livre, etc.

Ø  ESPORTES NÁUTICOS – Jet-ski, canoagem, barco, etc.

Ø  FEIRA EXPOSITIVA ANUAL – Parceria comunidade, CODEVASF, IFBaiano e Prefeitura, visando a comercialização de produtos naturais e caseiros, venda de peixes produzidos nas estações de piscicultura e associação de pescadores, mel, frutas, hortigranjeiros etc. O benefício será percebido por todos os envolvidos no processo, com base no desenvolvimento do turismo na região.

MUTANS

 Vista parcial do Casarão dos Barros, Lagoa e Serra de Mutans.

Possui características próprias pela sua gente batalhadora e colabora para o crescimento de Guanambi, através da disponibilidade de mão de obra, e empreendedorismo. A Serra de Mutans é uma das mais belas paisagens naturais que compõe a Serra Geral.


PROPOSTA PARA ALAVANCAR A ATIVIDADE TURÍSTICA EM MUTANS:

Ø   SERRA DE MUTANS – Altamente propício ao desenvolvimento do Ecoturismo. Possui belas cachoeiras, vegetação nativa com diversidade biológica de fauna e flora (Orquídeas). Porém, ainda pouco explorada pela maioria da população e visitantes, é importante que haja a promoção do desenvolvimento sustentável, com um estudo de viabilidade para a exploração do Ecoturismo, cuja proposta prima pela utilização dos recursos naturais e culturais com responsabilidade ambiental. A implantação de Área de Proteção Ambiental - APA seria fundamental para a conservação das nascentes e climatização da nossa região, além da conservação e proteção dos ecossistemas.

    Visão Panorâmica Topo da Serra de Mutans.



 Cascata na Serra de Mutans.




A Serra e a Cachoeira da Mandiroba. 

 Flora Nativa da Serra de Mutans.

PARQUE DA CIDADE 


 

Promover o lazer para a população guanambiense, com atividades para os jovens, idosos e todas as faixas etárias. Salienta-se a importância de dar continuidade ao projeto para a promoção da melhoria da qualidade de vida da população.
  
RECURSOS CULTURAIS

Os recursos culturais são caracterizados pelo conjunto de Patrimônio que envolve prédios, construções históricas, sítios arqueológicos, entre outros, mas principalmente pela cultura de um povo propriamente dita, envolvendo seus costumes, valores, crenças e origens. Em Guanambi existe um rico potencial cultural em termos de construções e manifestações históricas e culturais.  Diversas iniciativas já foram tomadas em prol do resgate dos valores artísticos como exemplo a Marujada, o Vai de Virá, o Reisado, a Festa de Santo Antônio e São Pedro, entre outras. Sabemos que algumas atividades que constam no calendário oficial de eventos culturais de Guanambi são realizadas anualmente, entretanto, é preciso o incentivo e fortalecimento de ações que valorizem as práticas culturais para que não percamos as nossas manifestações e tradições como forma de mantê-las vivas para as futuras gerações e preservação da memória local.






Manifestações Culturais:  Marujada, Vai-de-Virá, Terno do Sol e Reisados.


PRINCIPAIS PONTOS DE VISITAÇÃO CULTURAIS

Ø  MONTE PASCOALConstrução de um Mirante, por sugestões no Plano Diretor Participativo – PDP, seria proposto um símbolo que  tornaria o local o cartão postal, representando um novo olhar sobre a cidade, Sugestões: Símbolo - Flor do Algodão; Entorno – escadarias e plantas do sertão, reestruturação paisagística rústica do cruzeiro, calçadas e jardins; Casas – a exemplo do Pelourinho, colori-las com tons fortes e variados; Projeto Social Arte no Morro – criação de um espaço (96 FM), para promoção da arte, seja cursos, oficinas, teatro, cinema, dança, música, pinturas, na perspectiva de revelar novos talentos em nossa cidade e promover cultura, lazer, e entretenimento para a população; Iluminação especial e segurança.
                   

  Vista parcial do Monte Pascoal.

Ø LAJEDO NOVO O Lajedo Novo reúne os Patrimônios Histórico, Cultural e Ecológico na cidade. Por esta razão merece uma atenção especial no que se refere à sua recuperação e preservação. Indica-se a construção de espaço para lazer e entretenimento, com apreciação de uma culinária típica da região, seja bodódromo, pirão de galinha caipira, pirão de peixe ou assado, arroz com pequi, entre outros, com espaço para apresentações artísticas.



Ø  PRÉDIOS HISTÓRICOS



1.Casa de Dona DedéProjeto em andamento – Sugestão: Funcionamento da Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura. Criação de Anfiteatro ao ar livre a exemplo da casa de Anísio Teixeira em Caetité.

2.Túmulo de Joaquim Dias Guimarães – Desapropriação das residências que abriga o túmulo e construção de um obelisco com visitação pública em homenagem a esta importante personalidade da nossa história.

3. Fundação Joaquim Dias Guimarães – A Fundação Joaquim Dias Guimarães funciona no anexo da Câmara de Vereadores de Guanambi - Centro Administrativo da cidade.
 


 4. Demais Prédios Históricos – Fiscalização e cuidados com o Patrimônio Histórico da Cidade, público e privado, a fim de manter viva a memória cultural do município: Antigo Prédio da Prefeitura, Igreja Matriz de Guanambi, Grupo Escolar Getúlio Vargas, Prédio dos Correios, Antigo Mercado, Sobradinho de Joaquim Domingues de Souza, Casa Grande da Fazenda Poço Cumprido, Casarão dos Barros (recuperação) etc.


Mercado das Artes.
 


   Prédio do Grupo Escolar Getúlio Vargas e Casarão da Fazenda do Poço Cumprido.

2.2       CRIAÇÃO DO MARCO ZERO DA CIDADE: Com o objetivo de referenciar o princípio da fundação da cidade, localizado na Praça Coronel Cajaíba.

2.3       ESPAÇOS PARA ESPORTE Revitalização do Ginásio de Esportes, a fim de resgatar os campeonatos esportivos, para os nossos jovens, como jogos abertos do interior, torneios estudantis, espaço para recreação, shows, e práticas esportivas em geral com segurança; Revitalização das praças e jardins com recuperação das quadras poli esportivas e construção de novos espaços para o lazer em locais periféricos. Proporcionar a adaptação dos espaços existentes e aos novos para que os deficientes físicos possam praticar atividades esportivas.







CONCLUSÃO

Foram apresentadas algumas sugestões para a inclusão cultural em Guanambi, valendo do turismo como promotor do entretenimento, cultura, esporte e lazer para a população em geral, em locais onde existe o potencial, mas, que necessariamente ainda não foram promovidas ações concretas de viabilidade de utilização destes espaços.

A ideia central é indicar pontos passíveis de melhorias de infraestrutura para gerar o crescimento da cidade tendo o turismo como vetor do desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental, sem com isso, onerar as finanças do município, com medidas de curto e médio prazo, com garantias reais de melhoria de qualidade de vida para a  população.

É importante ressaltar que estas ações serão implementadas através de um esforço conjunto entre as Secretarias de Planejamento, Turismo, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Guanambi, na gestão do Sr. Prefeito Jairo Silveira Magalhães, em parceria com outros órgãos interessados. Com isso, espera-se atingir os objetivos propostos além de viabilizar a inserção da região do Mapa de Regionalização do Turismo na Bahia.

 GUANAMBI - CAPITAL DOS VENTOS 

Vista do Parque Eólico de Guanambi. 
     
Vista Panorâmica de Guanambi. 

Reconstituição de Guanambi. (Mapa 1890).

Legenda:
Barracão e Largo do Barracão (Pça Coronel Cajaíba - Marco Zero).
Cemitério dos Dias Guimarães – Casas de números 125 a 151 da atual Rua Sete de Setembro

Ravane Neves Reis¹
José Carlos Lélis Costa²
1.       Turismóloga. Pós graduada em Atividade Física, Saúde e Sociedade.
2.       Administrador. Pós Graduando em Docência do Ensino Superior.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão