TECNOLOGIA DO IMBU GIGANTE DE CANDIBA




Imbuzeiro: "Árvore Sagrada do Sertão"
A TV Latinha visitou o Sítio Olho D'Água na zona rural de Candiba acompanhado pelo Vice Prefeito Nelbino Alves Marques e Toninho Lélis da Codevasf.

O sítio de Valdemiro de Oliveira abriga um projeto piloto de produção de imbu gigante em uma área de 3,5 hectares e tem mais de 200 pés de imbuzeiro cultivados pelo sistema de enxertia, onde os frutos se destacam pelo tamanho e sabor. Cada fruto pode chegar até 180 g, variando de um pé para outro. 






O produtor também desenvolve a enxertia do umbu gigante no pé de siriguela.



Valdemiro também produz mais de 4.000 mudas de diversas variedades de imbu gigante ao um preço R$ 20,00. Hoje (10), Valdemiro recebeu vários produtores que adquiriram várias mudas que já foram testadas em suas propriedades com sucesso.




A iniciativa do plantio de imbu gigante foi do técnico agrícola e funcionário aposentado da EBDA, Nelbino Marques, que acreditou no projeto e destaca que plantar imbuzeiro pode ser um investimento promissor para a região. O projeto de Nelbino foi disseminado através de 42 associações comunitárias da zona rural de Candiba. O Vereador Lau de Candiba esteve presente na visita e destacou a importante da produção do imbu gigante para o fortalecimento da agricultura familiar.

DADOS COMPARATIVOS DO PESO DO IMBU GIGANTE COM O IMBU COMUM DA REGIÃO:






Além de imbu gigante, a família de Valdemiro planta, de forma consorciada, feijão, palma forrageira, sorgo, mandioca, pimenta, melancia, abóbora, milho e outras produções agrícolas.

O técnico agrícola Nelbino e o produtor Valdemiro estão otimistas e acreditam cada vez mais na disseminação da produção do imbu gigante na região.

Os produtores interessados em conhecer as técnicas e comprarem mudas entre em contato com NELBINO MARQUES - FONE; 77-981001604 e VALDEMIRO DE OLIVEIRA - Fone: 77- 981470196.



Fonte: Revista Integração - João Martins



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão