A situação de abandono da BA-160 que liga Malhada a Bom Jesus da Lapa




Hoje(10), O Blog do Latinha percorreu um trecho importante da BA-160 que liga Malhada a Bom Jesus da Lapa. A estrada está em situação de abandono, cheia de buracos e restou muito pouco do asfalto da BA. 

Os quilombolas, os produtores e os moradores da região reclamam do descaso com essa rodovia que prejudica o escoamento da produção agrícola e o deslocamento da população local, que ficam praticamente isolados e sem alternativa de deslocamento para outros municípios da região.

A reivindicação de recuperação da BA-160 é antiga e essa realidade demonstra a falta de iniciativa do poder público municipal e estadual para conservar esta importante rodovia regional. A prefeitura de Malhada não tomou nenhuma iniciativa visando minorar a situação calamitosa da estrada com patrolamento. 

 Veja matéria do Site Médio São Francisco Notícias (Ramilson Xavier) sobre a BA-160:


Situação da BA-160 no período de chuva.

“O sofrimento é rotina diária para moradores de comunidades remanescentes de quilombos às margens da BA 160, que se deslocam para as cidades de Bom Jesus da Lapa ou para Malhada. A estrada que deveria ser elo de ligação, se transformou no símbolo do abandono e da exclusão, simplesmente por não existir trafegabilidade.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidas no Brasil, Rio das Rãs.
A respectiva estrada foi inaugurada em 1990 e liga os municípios de Malhada a Bom Jesus da Lapa. Na época a intenção era escoar a produção do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, inclusive, a estrada era um importante elo para o Norte de Minas Gerais. Foi esquecida, sendo considerado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores do Brasil, mesmo assim o governo estadual não se mobiliza para recuperar esta importante via que dá acesso a essas comunidades.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão