OPINIÃO DE ANDRÉ SIMÕES SOBRE O MOMENTO POLÍTICO NO BRASIL

Entre um clima pré-fabricado e intencional de polaridades entre direita-fascista e esquerda-xiita estamos alguns mortais. Entendo algumas ideias, mesmo que não concorde com elas, caro nervoso opositor.
Ver o país assolado por “cegueira de pensamento” tem tirado o sono de muitos de nós, o meu certamente. Não somos um país de desequilibrados. Pode até parecer neste momento, mas não somos.
A quem interessa ver-nos como bichos rosnando aos seus? Posso gostar e respeitar Lula sem idolatria. Podem não gostar de Lula, sem odiá-lo. Ou odiar sem requinte de crueldade, ao menos. Que brasileiros nos tornamos? Ser de um lado ou de outro, ou de nenhum, nos inviabiliza o convívio? Que nação queremos, brava gente!? Suportar o convívio tem sido o maior dos desafios para tantos nestes dias.
Enxergar as manipulações, as negociatas, a utilização das instituições, a seletiva vontade de educar e a deseducação intencional do lixo midiático, as violências diárias, a opressão de minorias, a controladoria econômica, a corrupção sistêmica desde colonizadores europeus, individual ou profissional, ações estadunidenses coordenadas, enfim, vivemos, mais do que nunca, a era de macro interesses e micro consciências.
A quem isto interessa? Este abismo entre pessoas, entre seres humanos. Ainda vivemos sob paradigmas escravocratas, onde Casa Grande e Senzala forjaram nossa realidade social. Não será minimizando pessoas que sairemos disto.
Aos insanos, que alguma paz os habite. Aos sensatos, há uma nação para ser reconstruída. A este segundo grupo, de qualquer lado, amplitude. Nunca foi tão necessária. Sabemos que muitos não serão presos. Não estão. É ficção. Jogo de cena.
Lula não está preso e até quem o odeia sabe o quanto não se encarceram ideias e ideais. Milhares de Lulas virão assombrar os grilhões da mesquinhez e a tentativa de supremacia por dominação.
Não sei e ninguém sabe onde tudo isto vai dar, mas não sinto esta alegria que alguns parecem compartilhar, como a saborear a vitória do seu time.
Hoje é um dia que não há o que comemorar e está longe de acabar. Todos sabem, mesmo que não admitam ou ainda não tenham se dado conta.
Impedir que se candidate é o maior sinal de fragilidade e insegurança dos seus adversários. Ganhem as eleições. Ganhem o mundo, mas sejam vitoriosos legítimos e não postiços. Conquistem o poder, coloquem os Bolsonaros que quiserem e paguemos os preços juntos. Assim é a vida em democracia.
Se muitos acham que se errou elegendo Dilma, as panelas poderão trazer pratos muito amargos para o nosso futuro. Esteja atento. Torço e trabalho para que não, mas não está fácil ver para onde iremos, com meus próprios olhos, quem dirá com os seus. A única certeza que tenho é que, queiramos ou não, vamos ter que ver juntos no que vai dar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão