AULA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UniFG NA CASA DE DONA DEDÉ EM GUANAMBI







Hoje (5), aconteceu uma importante aula interdisciplinar do curso de Arquitetura e Urbanismo com os discentes do I Semestre do Centro Universitário UniFG coordenada pelos professores Alessandro Barreto – História da Arquitetura I, Professora Elisa Moura – Plástica e Croqui e Michel Macêdo – Introdução ao Desenho Arquitetônico.
A  aula foi uma mistura de história da arquitetura e do Memorial Casa de Dona Dedé, destacando aspectos da construção em estilo colonial do século XIX. 

A Coordenadora do Memorial, Professora Gildete Nascimento “Dona Dete”, fez uma explanação sobre a história da Casa de Dona Dedé.
O curso de arquitetura e urbanismo da UniFG representa mais uma importante conquista para o desenvolvimento da cidade e da região, que garante aos discentes uma graduação com titulação de bacharelado, em que o estudante é capacitado a projetar, coordenar construções, desenhar e organizar edificações e espaços internos e externos. Com duração de cinco anos.
A aula de campo é uma metodologia que caracteriza o processo dialético da teoria e a prática, fortalecendo o ensino, a extensão e a pesquisa.

O casarão histórico Memorial Casa de Dona Dedé foi construído no final século XIX, pelo tenente coronel José Pereira (Coronel Zequinha) e, atualmente abriga uma biblioteca e centro de documentação da cidade de Guanambi. Também representa um verdadeiro cenário para reforçar os conhecimentos culturais, histórico e patrimonial da cidade. . 

O contexto da aula enfocou sobre a história da família Pereira Martins, que é ilustrada com o acervo de móveis, fotografias e documentos, bem como aspectos econômicos, culturais e políticos de Guanambi.
Com o falecimento do Coronel Zequinha, a casa ficou para a sua filha, Deolinda Pereira Martins “Dona Dedé”, e o Major Helvécio Rufino de Oliveira Martins, nomeado prefeito de Guanambi de 1933 a 1936. 


A casa de estilo neoclássico, foi construída por escravos, numa área de 426,15 metros quadrados, localizada na Rua Manoel Vitorino, às margens do Rio Carnaíba de Dentro. Suas paredes foram feitas de adobão, com 50 cm de espessura, 32 janelas, pinturas artísticas e um imenso quintal com árvores diversas que completa a beleza e a exuberância do casarão.
Parabéns aos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFG que  proporcionaram uma verdadeira aula de história e valorizaram o patrimônio histórico e cultural de Guanambi.

VEJA AS FOTOS NO FACEBOOK JOSÉ CARLOS LATINHA I, II e III.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão