Comentário do Livro: Josias Lopes Carneiro – Uma história de vida



O Blog do Latinha faz uma homenagem ao Sr. Josias, através de um breve comentário do livro sobre a vida de JOSIAS LOPES CARNEIRO Uma história de vida de autoria da Historiadora Maria José Teixeira.

O livro conta a história do Senhor Josias que nasceu em 1930, no povoado de Matina, que pertencia ao município de Riacho de Santana. O livro de 26 capítulos relata a trajetória e a história de luta de um homem sertanejo que enfrentou secas, muitas labutas pela sobrevivência da família, as duras jornadas de trabalho no campo, longas jornadas e viagens na busca de emprego em São Paulo, trabalho duro de migrante nordestino, comerciante em Matina e Guanambi, vereador em Guanambi – um vencedor!

A trajetória de vida do Sr. Josias é marcada pelo trabalho, honestidade, simplicidade e muita dedicação e amor a família Lopes Carneiro.

O livro de Maria José Teixeira é uma leitura agradável, simples e objetiva que merece ser referenciada como um importante iniciativa de resgate da história das famílias do sertão. 

O livro também relata a história da maior seca já vista no sertão, em 1939. Passa pelas longas viagens para SP - de cavalo, pau de arara e, finalmente, a viagens de trem com destino a Bauru/SP, saindo de Monte Azul – MG. O enredo prossegue com a procura de emprego e melhores condições de vida em SP; o trabalho braçal nas fazendas de café no interior paulista; a luta pela sobrevivência da família; os sonhos de uma vida melhor; o plantio do arroz no sertão; a gruta sagrada do Bom Jesus da Lapa; a história do comércio em Matina e Guanambi; o casamento, a criação e os estudos dos filhos.

A surpresa maior foi colher informações preciosas sobre o desenvolvimento de Guanambi: a história do desenvolvimento do comércio na Avenida Guanabara, os primeiros médicos e as parteiras da cidade, o rompimento da Barragem de Ceraíma em 1960, a usina de algodão, a importância da lavoura algodoeira de Guanambi e do Vale do Iuiú, análise da política local e os mandatos de vereadores da família (Sr.Josias, Dr. Luiz Mariano e o jovem Fabrício Lopes), a inauguração do Hospital Municipal Santo Antônio, os ginásios e a evolução educacional, a histórica atuação da SUVALE e da Codevasf no desenvolvimento da cidade, a primeira Central telefônica da cidade – TEGUSA, o sinal da TV, a construção da central de transformadores da rede de transmissão de energia elétrica da Usina Hidrelétrica de Correntina, a importância da criação da Associação dos Amigos de Guanambi, a Praça Coronel Cajayba e a feira livre, a década do ouro branco – o algodão nos anos 70, a história da aviação e o piloto  Oldack Moura, o declínio do comércio e da lavoura de algodão em 1980, a retomada do desenvolvimento de Guanambi na década de 90, entre outros importantes fatos da história da cidade.

Finalizando o livro, lembranças e resgate das tradições culturais e populares com versos dos velhos tempos, cordel em prosa e verso de Bete Rochael sobre a história do Sr. Josias e uma galeria de fotos históricas da família.

PARABÉNS SR. JOSIAS, DONA CONCEIÇÃO, LUIZ MARIANO, VALNA, VIVIANE E FAMÍLIA – 87 ANOS DE LUTAS E LABUTAS!

PARABÉNS HISTORIADORA MARIA JOSÉ TEIXEIRA – BRILHANTE RESGATE DA HISTÓRIA DE VIDA DO SENHOR JOSIAS LOPES CARNEIRO.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão