Encontro debate economia popular, empreendedorismo e sustentabilidade em Iuiú



AGÊNCIA SERTÃO

O município de Iuiú sediou no último sábado (28), o 2º Encontro Regional sobre Economia Popular, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Vale do Iuiú. O objetivo do encontro foi  promover o debate e a troca de conhecimentos de profissionais e cidadãos de todas as cidades do entorno do chamado Vale do Iuiú, como, além da própria Iuiú, os municípios de Malhada, Carinhanha, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Caetité, Candiba, entre outras.
O encontro foi idealizado pelo professor Rahy, vereador no município de Iuiú, em parceria com o Sebrae. Estiveram presentes, moradores e produtores rurais das comunidades de Iuiú e cidades vizinhas, representados por suas respectivas associações, como das Comunidades de Batalhão, representada por Rosimar Pereira e Lajedão, representada pelo presidente Cleone Menezes que também representou o Sindicato da Agricultura Familiar de Iuiú (SAFER), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iuiú (STR), representado pelo Presidente o Aldenor Ferreira, e também dos Vereadores Guima e Zé Burica.
O Evento contou com o apoio e representação do SEBRAE, pelo professor Victor Itálico, também com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) representada pela sra. Itamar Pina, a Associação Grupo de Economia Popular e Solidária de Palmas de Monte Alto (AGESP), representada pelo seu Presidente Moacyr Badaró.
Além disso, contribuíram com o evento Amália Michelle, professora de Engenheira de Alimentos do IF Baiano – Campus Guanambi, Celma Porto, da Associação de Mulheres Camponesas de Palmas de Monte Alto e  Alisson Ivo, Médico Veterinário com estudos voltados ao produtor campesino.

Divulgação
Na abertura do evento, o professor Rahy ressaltou a importância das discussões e debates sobre as novas tecnologias da agroindústria, bem como a necessidade de mais estudos para aplicação consorciada com a agricultura familiar, através de associações nos pequenos núcleos, para agregar valor aos produtos e distribuir a receita.
Os convidados participaram de uma mesa de debates com o tema: “Tecnologia, Agregação de Valor, Geração de Renda e Políticas Públicas de Fomento à Agroindústria”. O engenheiro agrônomo e empreendedor Ariston Neves palestrou sobre seu caso de sucesso com a “Água de Côco Ice”, dando dicas de sucesso e propondo reflexões aos produtores. Representando o Sebrae, o professor Vitor Itálico palestrou sobre Reflexões e Soluções na Agroindústria Familiar no Semiárido.
Este é a segunda edição do encontro,  o primeiro foi realizado em outubro de 2017 coma temática “A Importância do Associativismo e Cooperativismo na Agricultura Familiar”, e com previsão de que o próximo seja ainda no 2º semestre de 2018, e provavelmente será voltado aos pequenos empreendedores urbanos, do setor comercial e de serviços.
Com informações da organização do evento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão