GUANAMBI: IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA JÁ!


Hoje (11), o Presidente da ONG Prisma - José Carlos Latinha e a Diretora Dra. Lourdes visitaram a sede da COOTAEG - Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi com o objetivo de acompanhar o processo de implantação da coleta seletiva da cidade.


No dia 17.05.2016, a Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente,  iniciou a implantação da Coleta Seletiva dos resíduos secos domiciliares com a aquisição de 40 vasilhames, criação de 20 ECOPONTOS – Pontos de Entregas Voluntárias e 10 Carrinhos para ser distribuído para a cooperativa.

Também era meta da Prefeitura a aquisição de 01 caminhão para coleta nos bairros e a criação de Postos de Coleta em instituições públicas e privadas, bem como fazer uma parceria com a COOTAEG visando potencializar e fortalecer os catadores organizados em entidade e os catadores informais.

A COOTAEG, ao longo dos 10 anos de fundação, tem realizado um trabalho sério e dinâmico com 20 catadores. A entidade tem uma sede estruturada e organizada que faz a triagem do lixo coletado nas ruas e comércios da cidade, garantindo emprego e renda para diversas famílias.

A cidade necessita urgentemente da implantação da coleta seletiva e de resolver a questão do aterro sanitário.  

O Artigo 11 do Plano Diretor de Guanambi destaca que o Plano Municipal de Saneamento Ambiental deve viabilizar os seguintes investimentos prioritários no sistema de limpeza pública: I - implantação de usina de reciclagem e compostagem de lixo e/ou aterro sanitário; II - implantação de coleta seletiva articulada com ações de educação ambiental que envolva toda a população.


Neste sentido, a cidade avançou na aprovação de diversas leis ambientais, mas  até hoje a Lei Municipal  1.029 de 22.12.2015, que institui o serviço de coleta seletiva não foi implantada na prática.

A ONG PRISMA  e a COOTAEG  reivindicam da Prefeitura a assinatura do convênio para a implantação definitiva da coleta seletiva, que é um importante projeto em defesa do meio ambiente e de melhoria da qualidade de vida da população, sendo necessário um trabalho de educação ambiental. 

No dia 05 de Junho - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, a PMG - Secretaria Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente realizam o I Fórum de Educação Ambiental  de Guanambi e a palavra de ordem da entidade é IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA JÁ!












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão